O Governo do Município de Guaramirim renovou o contrato com a Serrana Engenharia, de Joinville, para a realização de serviços de coleta, transbordo, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domiciliares. O contrato foi renovado de forma emergencial pelo prazo de 180 dias e vence em 12 de abril de 2018. A vigência é de 13 de outubro deste ano, mas a publicação se deu nesta semana. O valor do serviço é de R$ 1.469.458,80.
A renovação se fez necessária após a Prefeitura revogar o edital tipo Pregão Presencial 168/2016, para contratação de uma nova empresa para a prestação do serviço, o que ocorreu no início de outubro. Na época, entre os motivos que levaram ao cancelamento está a possibilidade de se contratar empresas para prestar serviços individualizados, como de coleta de resíduos, de transbordo, de limpeza urbana, de coleta de lixo hospitalar, entre outros, e que fez com que o edital sofresse uma série de impugnações.
Com a revogação, o edital está sendo reformulado a partir de um estudo de viabilidade econômica para se definir qual a forma de contratação mais viável para o município. A nova licitação deverá culminar com a contratação de um novo prestador de serviço em contrato de pelo menos cinco anos. Devido às constantes impugnações e entraves à licitação, o serviço de coleta de resíduos em Guaramirim, realizado pela Serrana Engenharia, por meio de contrato, é renovado em caráter emergencial desde agosto de 2016.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu – Tel.: (47) 3275-0633 | 3371-1182