You are currently viewing Assinada adesão ao Projeto Sanear de Jaraguá do Sul

Assinada adesão ao Projeto Sanear de Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento promoveu nesta segunda-feira (27), no salão da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na Barra do Rio Cerro a assinatura do convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos. A ação formaliza o repasse na ordem de R$ 300 mil para aquisição de kits de sistema hidrossanitário (caixa de gordura, fossa séptica e filtro anaeróbio) que serão distribuídos gratuitamente a produtores rurais do município, cadastrados na própria secretaria através do Projeto de Saneamento em Área Rural (Sanear).

O objetivo é levar uma alternativa de baixo custo para o tratamento de esgoto doméstico gerado no interior do município. Neste caso, os agricultores ficarão com os investimentos da instalação do sistema.

Estiveram presentes ao ato de assinatura, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, o vice Udo Wagner, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento, Daniel Peach, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Ademir Izidoro, deputado federal Mauro Mariani, o secretário da 24ª Agência de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado (24ª ADR), Leonel Pradi Floriani, o presidente do Sindical Rural de Jaraguá do Sul, Edgar Hornburg, vereadores entre outras autoridades.

O secretário Daniel Peach voltou a destacar a importância do projeto não só para a questão sanitária mas para o próprio meio ambiente “O sistema de tratamento de esgoto domiciliar rural tem por função, afastar as pessoas dos locais insalubres que geram as doenças, protege o lençol freático (água do poço) e corpos de água receptores de contaminações, e tem por preocupação a busca por melhoria do meio ambiente e a preservação do “capital natural” conservando a biodiversidade, os recursos naturais da nossa cidade”. Durante sua fala, Peach fez questão de elogiar a atuação do engenheiro agrônomo Roberto Nagel, responsável pelo levantamento, iniciado em 2015, junto à comunidade rural e que serviu como base para esse trabalho.

Já o presidente do Samae, Ademir Izidoro, também destacou a importância do projeto Sanear que segundo ele, vem ao encontro da meta da atual gestão de chegar 100% de esgoto tratado em Jaraguá do Sul até o fim da atual gestão. “Não tem como se mensurar a importância de um projeto como esse, voltado ao meio rural, para um município que já conta com 85% de esgoto tratado”.

A primeira etapa do Projeto Sanear prevê a instalação de sistemas hidrossanitários em 180 propriedades rurais no Município. No entanto, o secretário Carlos Chiodini, comenta que a intenção é garantir mais três repasses no valor de R$ 300 mil cada para que todas as propriedades rurais existentes hoje em Jaraguá do Sul que não contam com tratamento de esgoto (ele projetou em torno de 1,5 mil) sejam assistidas Pelo projeto Sanear.

Por fim, o prefeito Antídio Lunelli, elogiou o trabalho da equipe do secretário Daniel Peach e reiterou seu apoio ao setor agropecuário. “Não posso esquecer que até os 17 anos trabalhei no meio rural por isso sei da importância do trabalho dos produtores para nossa econômia.

Também discursaram Mauro Mariano, o vereador Marcelino Grunner, Edgar Hornburg e Leonel Floriani. Próxima etapa para agilizar o projeto Sanear será a licitação para escolha da empresa que irá fornecer os kits de sistema hidrossanitário aos produtores rurais beneficiados.