Estudantes e professores regentes e de artes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira, de Corupá, participam de uma atividade criativa e inusitada para marcar o Natal. Trata-se do Concurso “A mais bela porta natalina” em que os alunos do pré-escolar ao 9º ano foram incentivados a decorar as portas de suas salas de aula e de outras salas da escola com motivos natalinos. As portas estão enfeitadas desde a semana passada e nesta segunda-feira (27) três jurados de fora da escola foram convidados a conhecer os trabalhos e selecionar os melhores. O resultado das três portas ganhadoras deve ser divulgado na quinta-feira (30) quando as turmas vencedoras terão como prêmio sorvete para todos da sala.
Desde o dia 13 de novembro, quando foi lançado o Concurso “A mais bela porta natalina”, até o dia 24 quando encerrou o prazo para a decoração, foram enfeitadas com motivos natalinos 27 entradas de salas de aula, sala de professores, direção, biblioteca entre outras da Escola Aluísio. Foram usados materiais recicláveis, materiais coloridos e de diversas texturas, enfeites natalinos, fotos e até galhos para decorar as portas. Em algumas o Papai-Noel apareceu da forma tradicional e em outras está com roupas de banho ao lado da Mamãe-Noel. Assim como o boneco de neve que apareceu em várias versões da feita com copinhos de plásticos até com algodão. Os pinheirinhos também estão em versões variadas desde feitos com caixas de ovos, garrafas pets até galhos de árvores.
Entre os quesitos a serem julgados para definir as melhores porta da educação infantil, das séries iniciais e das séries finais estão a originalidade, a criatividade e a beleza.
Segundo a diretora da escola Celita Celita Pereira do Nascimento e a coordenadora pedagógica da escola Cida Rosa, a ideia de fazer o concurso surgiu para envolver os alunos e professores em uma atividade diferenciada de Natal e como forma de resgatar o espírito natalino na escola.
O vice-prefeito de Corupá Arno Neuber visitou a escola na manhã desta segunda-feira (27) e conferiu de perto os trabalhos das turmas. “Todos os alunos e professores demonstraram empenho e criatividade para realizar a decoração natalina das portas. A comissão julgadora vai ter trabalho para escolher as melhores”, comentou.