Na tarde de ontem (26/02) a AMVALI promoveu uma reunião sobre a continuidade da pesquisa do combate a proliferação do maruim no Vale do Itapocu.
O principal objetivo foi verificar um local para montar um laboratório de pesquisa e buscar suporte na aquisição de equipamentos. Um dos locais apresentados, sugerido pelo Vereador Eugênio Juraszek, é o da antiga usina de leite, no bairro Garibaldi, cedida pela Prefeitura.
A Amvali dá suporte ao professor pesquisador, biólogo Luís Américo de Sousa , que desenvolve em sua tese de doutorado um estudo a respeito de produtos a serem utilizados no combate ao maruim, inicialmente um defensivo agrícola e um repelente. Contudo, o doutorado encerra-se nos próximos meses, surgindo a necessidade de pleitear a continuidade da pesquisa.
O maruim, atualmente, já é representado como um problema de saúde pública. Por isso, as ações de combate ao maruim não devem parar. A Amvali busca apoio para que o investimento ocorra e a pesquisa possa trazer bons resultados a região do Vale. O projeto do laboratório de pesquisa está orçado em aproximadamente R$ 400 mil. Alguns deputados como Vicente Caropreso e Patrício Destro já demonstraram interesse e compromisso com o projeto.
Ainda, na discussão o Presidente da Amvali, Prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, ressaltou que a busca por parecerias na indústria são necessários para desenvolvimento destes produtos. Outro ponto importante, que tem sido afetado pelo maruim é o turismo rural que se torna inviável na medida que a proliferação aumenta.
A AMVALI atua nos Sete Municípios do Vale do Itapocu com pesquisas e projetos que desenvolvem nossa região. Confira este e outros projetos que a AMVALI desenvolve através do site e nossas redes sociais.
www.amvali.org.br | fb.com/amvalisc | (47) 3370-7933
AMVALI 39 ANOS, ATUANDO DECISIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO VALE DO ITAPOCU.