A Prefeitura de Massaranduba e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) realizarão no dia 20 de março, uma Oficina Participativa que acontecerá na Câmara de Vereadores de Massaranduba, às 18h30 sendo aberta a toda população. Esta ação faz parte do cronograma de ações que estão sendo desenvolvidas em toda região para criação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
O Plano é de grande valor para nosso município e para o Bioma, pois apresenta-se como uma ferramenta estratégica capaz de fornecer subsídios para a inserção de ações de conservação e melhor aproveitamento das funções da Mata Atlântica, trazendo benefícios socioambientais para o município, possibilitando a conservação para a sustentabilidade. O Plano atende a Lei nº 11.428/06 (Lei da Mata Atlântica) que em seu Art. 38, dispõe sobre os benefícios da implantação do plano em cada município para a Recuperação e Conservação da mata Atlântica. Sendo assim o PMMA, propõe instrumentos de planejamento e gestão ambiental, destacando para a formação de corredores ecológicos, restauração e enriquecimento e a possibilidade de ações de melhoria de áreas verdes.
A participação e o apoio da comunidade na Oficina participativa são de extrema importância, pois aproxima a população os dados levantados e ajuda no direcionamento e planejamento municipal, tendo em vista que é ela que conhece suas demandas e anseios.
O desenvolvimento do Plano conta com o apoio de técnicos da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, setor de Educação Ambiental e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Massaranduba.