You are currently viewing AMVALI completa 40 anos de atuação no Vale do Itapocu

AMVALI completa 40 anos de atuação no Vale do Itapocu

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

 

 

AMVALI completa 40 anos de atuação no Vale do Itapocu

Contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região e promover a troca de experiências entre os profissionais do setor público. Foi com essa proposta que no dia 29 de junho de 1979, surgiu a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI). O primeiro encontro entre os prefeitos da região, que deu vida à entidade foi realizado no Clube Atlético Baependi.
No início seis municípios faziam parte da AMVALI: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder. “O Prefeito Victor Bauer, Prefeito de Jaraguá do Sul e anfitrião na época, desejava a integração e a melhoria dos municípios, promovendo medidas para assistir melhor as comunidades, pois além dos primeiros objetivos traçados a nova entidade certamente que se tornar-se uma aliada eficaz dos poderes públicos no cumprimento de suas metas e num valioso instrumento de assessoramento e planejamento microrregional, pelo que esperava contar com o empenho e a eficaz colaboração dos presentes.”, explica a diretora executiva, Juliana Demarchi.
Com os trabalhos desenvolvidos pela AMVALI e o crescimento dos municípios, viu-se a necessidade de uma sede própria. O assunto foi discutido em assembleia, onde foi autorizada a construção da sede, inaugura oficialmente no dia 29 de fevereiro de 2000. A AMVALI está na Rua Arthur Gumz, nº 88, no Bairro Vila Nova, em Jaraguá do Sul.

PROJETOS

O Plano Básico de Desenvolvimento Ecológico Econômico (PBDEE), realizado em outubro de 1996, foi o primeiro trabalho regional da AMVALI. A entrega foi no auditório da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS). O PBDEE da AMVALI foi um dos primeiros planos desenvolvidos no Estado de Santa Catarina, com o intuito de traçar perfis físico-naturais, ecológicos, econômicos e socioculturais de uma região, diagnosticando deficiências e potencialidades, além de apresentar propostas de ordenamento territorial, ações governamentais, investimentos públicos e privados e de participação social e comunitária.
Este trabalho contribuiu para a definição de ações que conduziriam a um modelo de desenvolvimento, onde a geração de riqueza seja baseada na justiça social e no princípio da sustentabilidade ambiental.
Para o Estado, o planejamento desenvolvido em forma participativa com os municípios representa o respeito às peculiaridades de cada um e suas inter-relações com os correspondentes vizinhos e unidades administrativas próximas. Para os municípios, o planejamento serve como balizador de decisões municipais, uma vez que muitos de seus problemas socioculturais e ecológicos extrapolam as divisas territoriais e podem ser enfrentadas com mais eficiência de maneira conjunta. “Entendendo-se o todo, compreendemos melhor a função de cada município analisando sua vocação, sua inserção regional e a complementariedade de funções dentro da mesma região”, complementa Juliana.
Com a crescente necessidade de incrementar as receitas nos municípios, surgiu a necessidade da criação de um colegiado de gestores de convênios na AMVALI, que dá o suporte aos municípios que não tem escritório de projetos ou que tem dificuldades de gerenciamento de seus projetos. Posteriormente, foram identificadas as demais necessidades dos municípios e a AMVALI estruturou sua equipe com um setor de engenharia para elaboração de projetos de obras, pavimentações e infraestrutura em geral. Ao longo dos anos, vários colegiados temáticos foram fundados, com a proposta de discutir as demandas em comum dos municípios associados, buscando o aprimoramento dos servidores públicos e também, melhorias no atendimento à população.

HOJE EM DIA

Ao longo desses quarenta anos, muitas mudanças aconteceram. Projetos, ações e bons resultados construíram a nova identidade da AMVALI e contribuem para a força e representatividade junto às gestões municipais. “Além dos serviços, nós entregamos “produtos” aos municípios, que são nossos projetos de engenharia – civil e ambiental, estudos, planos, relatórios, assessorias em várias áreas: geologia, geografia, topografia, captação de recursos, jurídica, movimento econômico, entre outros. Oferecemos também
capacitações, cursos, palestras e realizamos ações junto ao governo federal e estadual, e por fim no apoio da criação do consórcio multifinalitário e todo apoio técnico a equipe do consórcio”, finaliza Juliana.
“São 40 anos de muita luta, muita conquista de espaço, muitos desafios para construir a credibilidade e conquistar a confiança dos gestores e da comunidade. É desta forma, e com ainda mais vontade de fazer a diferença nos municípios associados que, neste 29 de junho homenageamos nossa querida AMVALI”, comenta o presidente da entidade e prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi.