Integrantes do Colegiado de Saúde da Amvali juntamente com os secretários municipais realizaram o seu primeiro encontro do ano, na última quinta-feira, dia 6, para o planejamento das ações e demandas de 2020.
O grupo recebeu a equipe da Olostech, empresa especialista em software para Gestão de Saúde Pública Municipal, que pôde apresentar e trazer maiores esclarecimentos a respeito do Previne Brasil, novo programa de financiamento da Atenção Primária.
O programa lançado em novembro de 2019, pelo Governo do Brasil, trata de uma série de novos critérios para que o município garanta sua verba federal para a Atenção Primária. O maior diferencial é que o Governo irá tratar os cadastros como principal forma de indicador, desconsiderando a quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, como é atualmente.
Com isso, 50 milhões de brasileiros que não eram acompanhados passarão a ser amparados pelos serviços de saúde da Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão através de consultas médicas, exames e vacinação.
A empresa Olostech que já atende aos setes municípios do Vale do Itapocu, irá realizar treinamentos nas unidades de saúde de cada prefeitura, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na área, sobre os novos critérios, avaliações e a distribuição dos recursos para cada município.
Outro assunto que foi tratado na reunião, é a programação das capacitações a serem realizadas durante o ano, está previsto um curso de vacinação e uma palestra sobre o Acesso Avançado (AA) com a Secretaria de Saúde do Estado.
O coordenador do Colegiado de Saúde, Marcelo Derreti encerrou a reunião agradecendo a todos que marcaram presença e reforçou a importância das reuniões para a troca de experiências e uma ferramenta muito útil para as capacitações em conjunto.