Inicia na próxima segunda-feira (23/3), a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe). A mobilização foi antecipada pelo Ministério da Saúde (MS), por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) e dos casos confirmados no Brasil. A antecipação é uma estratégia para facilitar o trabalho das equipes da saúde no diagnóstico do coronavírus, já que os sintomas são similares ao da gripe.
A campanha segue até o dia 22 de maio em três etapas. O dia “D” está marcado para o dia 9 de maio. Neste ano, a vacina oferecida será a trivalente, que protege contra o vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B.
Em Massaranduba, todas as unidades terão as doses disponíveis e atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30min ao meio dia e das 13h até as 16h30min, com exceção da ESF Danilo de Toffel, que terá atendimento para vacina toda segunda-feira em horário intercalado e a ESF Centro, que não fechará para o almoço.
No primeiro momento, a campanha é voltada aos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. A expectativa para esse período é imunizar 2.037 pessoas na primeira etapa, que segue até o dia 16 de abril. Confira o cronograma completo:
– 1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;
– 2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– 3ª fase (a partir do dia 09/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.
Fonte: Prefeitura de Massaranduba