Um rigoroso teste de balneabilidade está sendo executado pela Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (CLEAn) da Universidade do Vale do Itajaí na Praia do Cerro, em Barra Velha. Os primeiros resultados revelam que a qualidade de água do local é de excelência, estando de acordo com os padrões exigidos pelo Programa Bandeira Azul.
Os ensaios estão sendo realizados semanalmente, analisando critérios microbiológicos (contagem de Enterococcus, pesquisa e contagem de Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas). A metodologia da coleta utilizada pela Univali é baseada em resoluções normatizadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
“Os resultados observados até o momento demonstram que Barra Velha está no caminho certo para a obtenção da Bandeira Azul. A estratégia faz parte do nosso projeto que cria atrativos turísticos e potencializa as belezas naturais de Barra Velha para atrair novos visitantes e com isso, ampliar a geração de emprego e renda da nossa população”, frisou o Presidente da Fundação de Turismo, Pierre Costa.
A qualidade da água é fator fundamental para a Certificação Internacional Bandeira Azul. “O programa Bandeira Azul preza pelo desenvolvimento sustentável nas áreas de água marinha, garantindo que a região cresça e se desenvolva, mas sempre mantendo suas praias – e logo, seu bioma – em condições ideais para humanos ou animais a longo prazo”, explicou o Engenheiro Químico do CLEAn, Johann Victor Hemmer.
A partir de agora, Barra Velha poderá iniciar os procedimentos de ingresso à Fase Piloto. Na Fase Piloto, o município possui até dois anos para cumprir com todos os critérios estabelecidos em recomendações a serem elaboradas pelo Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo Programa Bandeira Azul no Brasil.
Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul é uma certificação ecológica, concedida voluntariamente a praias em todo o mundo – apenas 18 praias no Brasil possuem a certificação atualmente – que cumprem rígidos requisitos de balneabilidade, gestão ambiental e segurança. O Programa tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas.
De acordo com o Prefeito Douglas Elias da Costa, o acesso ao Programa Bandeira Azul potencializará o turismo em toda a cidade. “É uma certificação internacional que colocará Barra Velha num patamar diferenciado das demais cidades. Nosso município ganhará com a visibilidade a nível internacional, atraindo novos visitantes e, na conscientização ambiental aos usuários de praia”, enalteceu o prefeito.
Fonte: Folha do Litoral