A Amvali esteve na tarde da última sexta-feira (21), na Fundação de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha (FUMTEC) para o alinhamento do Plano Municipal de Cultura e do Plano Estratégico de Turismo. O encontro reuniu os gestores da FUMTEC, Pierre Costa e Cristiano Zonta, representantes do Sebrae, Rafael Koepp Soldateli e Milena Zimermann de Freitas e da turismóloga da Amvali, Daiane Bakun, que apresentaram aos gestores do município, o que são os planos, seus objetivos, requisitos e as etapas para a realização dos mesmos.
Através de um diagnóstico situacional do setor de cultura e do setor de turismo, por meio de pesquisas que serão feitas com os moradores do município, os gestores vão verificar as necessidades para as melhorias dos atrativos, serviços e empreendimentos em Barra Velha.
Além do diagnóstico, os planos contemplarão os objetivos gerais e específicos, estratégias, ações, prazos de execução, indicadores e demais informações que irão nortear os rumos da política de cultura e de turismo para os próximos dez anos.
São através desses planos que os municípios conseguem pactuar recursos que vão beneficiar exclusivamente esses setores de acordo com as especificidades e necessidades de cada um, devendo estar alinhado com o Plano Nacional de Cultura e de Turismo, sendo instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento regional.
Além de Barra Velha, os municípios de São João do Itaperiú, Massaranduba, Schroeder, Corupá e Guaramirim, também irão iniciar a produção dos seus planos municipais, em parceria com a Amvali e o Sebrae.