Parlamentares se dizem municipalistas, mas votam contra prefeituras

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O senador Efraim Morais (DEM-PB) criticou, duramente, os parlamentares que, segundo ele, se dizem municipalistas, mas que, na prática, votam contra os interesses das prefeituras. O senador exemplificou mencionando a rejeição, pela Câmara dos Deputados, de destaque para votação em separado da medida provisória 339/06, que propunha o ressarcimento, aos municípios, dos gastos com transporte escolar de alunos da rede estadual de ensino.

A MP foi apreciada pelos deputados no último dia 10 de abril, no mesmo dia em que o presidente da República, Lula da Silva, se encontrou com prefeitos de todo o país, que participam da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

"O que fez o governo com sua bancada? Derrotou os municipalistas, derrotou as prefeituras – não os prefeitos. Quem vai pagar com essa derrota são os estudantes das zonas rurais, que continuarão a ser transportados de forma precária", concluiu.

Efraim questionou se a mesma postura será adotada pelo governo com relação ao aumento dos recursos que compõem o Fundo de Participação dos Municípios. A proposta de emenda constitucional que trata do assunto já foi aprovada pelo Senado, mas tramita lentamente na Câmara, onde, segundo o senador, poderia ser aprovada caso o governo quisesse, já que sua base de apoio tem número suficiente para isso.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM)