Jaraguá do Sul – Dirigentes da Fundação Municipal de Esportes e das entidades envolvidas na organização dos 3ºs Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) abertos na terça-feira à noite, na Arena Jaraguá, apresentaram na tarde de sábado os 70 paratletas que formam a delegação da cidade-sede. No futsal (deficiente mental e auditivo), tênis de mesa (mental e auditivo), bocha (mental, auditivo e visual), natação (mental e físico), atletismo (mental, auditivo e visual), voleibol (auditivo) e xadrez (auditivo).
Todas as partidas da primeira fase envolvendo paratletas jaraguaenses estão definidas. A primeira partida de bocha para deficiente mental está marcada para as 8h 30min, contra Brusque, no Baependi. Os Parajasc concentram 51 cidades e em torno de dois mil atletas que disputam 26 competições em nove modalidades.
A abertura aconteceu na terça-feira, dia 24, na Arena Jaraguá, com a apresentação do Circo Tholl. Os Parajasc vão até o dia 28 de julho. As duas primeiras edições aconteceram em Joaçaba e Chapecó e a competição está se firmando como uma importante ferramenta de inclusão social.
De acordo com Jean Leutprecht, presidente da FME e da CCO (instalada no Parque de Eventos), para o evento foram captados R$ 350 mil do Estado, através do Fundesporte. Junto com o investimento de patrocinadores, realizaram-se reformas e adaptações nos locais dos jogos e alojamentos, para atender as pessoas com deficiências.
Os Jogos fazem parte da programação oficial dos 131 anos de Jaraguá do Sul.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu