Trinta e oito administrações municipais realizaram o primeiro pregão, na modalidade eletrônica ou presencial, pelo portal Cidadecompras durante o mês de julho. O portal desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma ferramenta eficaz na busca de agilidade, transparência e compras com menor preço. A expectativa da CNM é de que os municípios façam o maior número de compras pelo sistema.
Uma das prefeituras que abriu o primeiro pregão eletrônico, durante o período, foi a de Sanclerlândia (GO). A expectativa do prefeito é usar a ferramenta para promover o crescimento da economia local, além de conquistar outros benefícios. "Todo o processo, que fica registrado na internet, auxilia a prefeitura na hora de comprar" analisa a superintendente de administração, Rejane Borges da Rocha. "O processo não gera dúvidas", conclui.
Na modalidade presencial, São João do Rio do Peixe (PB) obteve R$ 55 mil de economia, em relação ao valor de referência, na primeira compra: uma retroescavadeira e um veículo caçamba. "A prefeitura ganhou bastante com modalidade de compra", afirma a assistente financeira da prefeitura, Maria do Socorro Batista Dantas.
As prefeituras que realizaram aquisições pelo sistema foram: Áure, Caiçara, Campo Novo, Guaíba, Guarani das Missões, Humaitá, Jaboticaba, Jaquirana, Jarí, Novo Xingu, Quatro Irmãos, Pantano Grande, Piratini, Pinhal Grande, Riozinho e Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, Currais Novos (RN), Dianópolis, Couto de Magalhães e Araguaína (TO), Igarapé Grande (MA), Montes Claros de Goiás e Sanclerlândia no Goiás, Lindóia do Sul e Lontras em Santa Catarina, Porecatu (PR), Piçarra, Oriximiná e Medicilândia no Pará, Mogeiro e São João do Rio do Peixe na Paraíba, Boa Esperança, Santos Dumont, Icaraí de Minas, Itamarandiba e Santos Dumont em Minas Gerais.
Nesta segunda-feira, 6 de agosto, outros 24 processos de compras foram realizados pelo sistema Cidadecompras. Durante a semana, diversas prefeituras de todos os estados brasileiros adquirem bens e serviços comuns por meio do portal. A implantação do sistema é uma das ações desenvolvidas pela CNM no programa Município Transparente.
Fonte: Agência CNM