Alimentos saudáveis e cem por cento orgânicos. Com uma iniciativa simples e sem custo, alunos da Escola Reunida Municipal Profª. Maria Tusnelda Bernstorff podem saborear nas refeições produtos naturais, retirados na própria horta da escola.
De acordo com o diretor da escola, Erico Marcelino Hoffmann, o projeto foi conseguido através do vereador Dalete Vieira e a Polícia Civil, através do agente prisional Felipe Latner Ronsani. "O agente vem aos sábados, quando não há alunos na escola, com mais dois detentos. Eles arrumam os canteiros e fazem o plantio, nós somos responsáveis pela manutenção e cuidados com a horta", explica o diretor. Segundo a Polícia Civil, são detentos em regalia, supervisionados, que ajudam na horta, não oferecendo perigo à comunidade.
Na horta da escola, belos pés de alface, repolho, salsinha, cebolinha, beterraba, entre outros, que complementam as refeições servidas aos alunos. Todos os produtos são cem por cento orgânicos, livres de agrotóxicos. Além de verduras e legumes, acerola, mamão ameixa; em crescimento, limão e maracujá completam o espaço. "O limão nós usamos como tempero e as frutas servem como sobremesa", completa Hoffmann.
A escola também utiliza a horta como forma para educação ambiental. "Os alunos, que também ajudam na manutenção, recebem orientações sobre cuidados e a importância de alimentos orgânicos, principalmente para a preservação do meio ambiente", diz o diretor, que ainda pretende ampliar os produtos da horta e realizar novos projetos na escola.
Fonte: Assessoria de Comunicação PM Barra Velha