A AMVALI promoveu na manhã de ontem (20-8), Assembléia Extraordinária, na qual foi discutida a infestação por "maruim" nos Municípios da microrregião.
Técnicos da FIOCRUZ, do Rio de Janeiro, Dra. Maria Luiza Felippe Bauer e Dr. Paulo Roberto Pereira Araújo, discorreram sobre as etapas da pesquisa desenvolvida pela Amvali em parceria com seus municípios e a FIOCRUZ desde 2003 e que consistiu na identificação da espécie de maruim causador da infestação, bem como dos detalhes reprodutivos do mesmo.
Para a 3.ª fase da pesquisa, proposta pelos técnicos da FIOCRUZ, a Amvali necessitará disponibilizar recursos técnicos e finaceiros, a fim de proceder o estudo de alternativas de manejo e extensão rural para diminuir a incidência do inseto. Ficou acordado que a FIOCRUZ, num prazo de 30 dias, estará apresentando um cronograma físico-financeiro, o qual será apreciado pela diretoria da Amvali.
Não está descartada a participação de outras esferas federativas (estado e União) no projeto, uma vez que trata-se de projeto pioneiro a nível mundial, rendendo inclusive, artigos científicos publicados em revistas especializadas da Europa e Estados Unidos.
A exemplo de programas de combate ao mosquito da Dengue, a Amvali deseja articular os diversos órgãos governamentais vinculados a saúde pública para viabilizar a continuidade das pesquisas, a fim de conhecer a natureza reprodutiva e o cilclo de vida do inseto.
Fonte: Ass Com Amvali