Mais uma vez a administração municipal deu um exemplo de organização e sucesso na realização da Fenapir. A 11ª Festa Nacional do Pirão reuniu um grande público, superando as expectativas. A secretaria de Turismo acredita que, aproximadamente, cem mil pessoas passaram durante os quatro dias de festa, sendo um recorde para Barra Velha.
Os 12 mil metros quadrados de espaço mostraram que a Fenapir está se tornando um grande evento de Santa Catarina. Pessoas de outros estados e até mesmo de outros países visitaram a festa e provaram o delicioso pirão. O casal Julio e Luana Paez veio da Argentina. Eles contam que estavam em Balneário Comburiu passando férias e ficaram sabendo da festa. "Viemos por curiosidade e acabamos gostando muito, principalmente da gastronomia, tanto que almoçamos no sábado e domingo", comenta Julio. Sua esposa ficou encantada com a organização e com os atrativos. "É uma festa para família, as crianças brincam no parque, os pais se divertem com as apresentações, shows e os outros atrativos. Com certeza voltaremos em outra oportunidade", completa ela.
Desde a abertura, com a gincana regional escolar, até o encerramento com os shows de Ivonir Machado e os Novos Garotos e da Banda Renascer, cada evento teve o prestígio de moradores e visitantes. As atrações culturais também tiveram grande destaque nos quatro dias. Grupos Folclóricos, como o Mixtura, da cidade de Bombinhas, Iolanda Arbigó de Itajaí, Alma Açoriana, de Barra Velha e o Grupo Alemão Tanz Und Trachtengruppe, de Joinville, mostraram um pouco das tradições culturais de povos que colonizaram o estado.
As atrações musicais também surpreenderam novamente. Nas quatro noites, bandas se apresentaram no palco principal, onde as pessoas dançaram e se divertiram na pista e no camarote, outra novidade deste ano. O destaque foi para o show do Corpo e Alma, no sábado (08) e na apresentação de Ivonir Machado e os Novos Garotos, no domingo (09), quando a festa recebeu um número massivo de visitantes.
O rodeio mais uma vez mostrou que veio para ficar como mais um atrativo da festa. Muitas pessoas, muito antes mesmo do início das montarias, já lotavam as arquibancadas. Foram três dias de muita emoção, torcida e alguns tombos perigosos, como o da única mulher a montar, Cida Zettel, que foi atingida violentamente por um boi, mas que felizmente saiu com apenas alguns hematomas e muito aplaudida pelos espectadores.
No encerramento toda a equipe organizadora subiu ao palco, onde também foram aplaudidos pelo grande número de público que aguardava a última noite de shows. O prefeito Valter Zimmermann elogiou a organização da festa e agradeceu ao público pelo comparecimento em massa durante o evento e ainda fez mistério para 2008. "Todos estão de parabéns, foi uma festa maravilhosa do começo ao fim. Para o próximo ano teremos outras novidades para deixá-la ainda maior", finalizou Zimmermann.
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Barra Velha