You are currently viewing Professores da UFSC lançam livro sobre custos na administração pública brasileira

Professores da UFSC lançam livro sobre custos na administração pública brasileira

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Contabilidade de Custos para Entidades Estatais é o título do livro que será lançado nesta sexta-feira, 14/9, pelos professores Flávio da Cruz e Orion Augusto Platt Neto, do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. No mesmo evento será lançado o livro ´Contabilidade Gerencial`, do professor Rogério Lunkes, do mesmo departamento. O lançamento acontece às 18h30min, na Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Fepese).

"Em função das temáticas tratadas nas obras, que abrangem custos e a busca da eficiência, a eficácia e a economicidade nas organizações, os livros são uma ótima oportunidade para divulgação de idéias e experiências para uma gestão pública moderna e competente", avaliam os autores. 

De acordo com os professores, ´Contabilidade de Custos para Entidades Estatais` oferece uma sistemática para apuração de custos de diversas atividades estatais que geram serviços públicos. A metodologia é adaptável a diferentes estruturas organizacionais, podendo ser implantada gradativamente.

Os autores destacam que, a partir das explicações e demonstrações simuladas, pode ser imediatamente adotada nas entidades governamentais, principalmente junto ao poder executivo, e nas entidades da administração direta interessadas na melhoria contínua e no controle da economicidade das operações realizadas e a realizar. Há também instruções para o gestor adotar o custo no monitoramento de ações e na futura tomada de decisão.

Contabilidade Gerencial, do professor Rogério Lunkes, aborda, entre outros temas, conceitos de custos, gestão estratégica de custos, centros de responsabilidade, formação do preço de venda, avaliação de risco e controle interno, planejamento, avaliação e controle. Contempla também técnicas e ferramentas que suportam o processo empresarial, como o Benchmarking, ERP, Teoria das Restrições, qualidade, 6 sigma, just-in-time, balanced scorecard e beyond budgeting, entre outros.

Fonte: Contabilidade de Custos para Entidades Estatais