XI Simpósio Sobre a Doença de Alzheimer

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Acontece nos dias 20 e 21 de setembro o XI Simpósio Sobre a Doença de Alzheimer. O evento será realizado no auditório da Reitoria da UFSC e as inscrições serão feitas no primeiro dia do simpósio, das 14h às 15h. O evento oferecerá atividades como oficinas, conferências, mesas-redondas e palestras sobre a doença e os portadores. A promoção é da Associação Brasileira de Alzheimer – Regional de Santa Catarina (ABRAz – SC), em parceria com a UFSC.

No simpósio serão apresentados e discutidos novos critérios para o diagnóstico da Doença de Alzheimer e formas para tratar e cuidar de pacientes com demência. O encontro também vai abordar o cuidado nas suas diferentes perspectivas e a forma como se organiza a rede de suporte social e de saúde para portadores e seus familiares.

A Doença de Alzheimer (DA) é uma enfermidade que acomete inicialmente a parte do cérebro que controla a memória, o raciocínio e a linguagem. Entretanto, o Mal de Alzheimer pode atingir inicialmente outras regiões do cérebro, comprometendo assim outras funções. A causa da doença ainda é desconhecida e, embora ainda não haja medicações curativas, já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear sua evolução, podendo, em alguns casos, manter o quadro clínico estabilizado por um tempo maior.

A DA recebeu este nome depois que o médico Alois Alzheimer descreveu, em 1906, as mudanças ocorridas no tecido cerebral de uma mulher que faleceu em decorrência do que era conhecido como uma forma de doença mental no idoso. Essas mudanças hoje são reconhecidas como características da alteração do tecido cerebral na doença de Alzheimer.

A Associação Brasileira de Alzheimer é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da educação em saúde, formada por familiares de portadores da doença, por profissionais da área da saúde, de outras áreas de humanas e sociais e voluntários. Os objetivos da associação são: representar os interesses do portador de demência junto aos governos federal, estaduais e municipais, criar e implementar grupos de apoio, dar cursos de atualização sobre a enfermidade, produzir material informativo, organizar congressos e jornadas, esclarecer sobre dúvidas e orientar sobre os procedimentos voltados à assistência ao portador e implantar e expandir as ações através das Regionais e Sub-regionais. A ABRAz Regional de Santa Catarina fica no Hospital Universitário (HU), na sala de espera do Ambulatório, na Área B do HU. O grupo de apoio se reúne toda terça-feira do mês, às 14h30 horas.

Fonte: UFSC