Trabalhar a conscientização e despertar o comprometimento e a co-responsabilidade dos órgãos públicos com as instalações da Transpetro e orientar os mesmos sobre os cuidados necessários com as faixas de dutos. Este é o objetivo dos encontros que a Transpetro – Petrobras Transporte S/A está realizando com os órgãos públicos dos municípios por onde passam as faixas de dutos.
Recentemente, o encontro foi realizado na Prefeitura de Barra Velha, e contou com a presença de representantes das principais secretarias municipais e da Fundema, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município. Em pauta: informações técnicas sobre as faixas de dutos e os cuidados necessários para garantir a integridade das instalações da Transpetro/Petrobras no que se refere às ações de terceiros.
Neste ano, em Santa Catarina, já foram realizadas sete reuniões com o poder público dos municípios por onde passam as faixas de dutos da Transpetro: Garuva, Joinville, Guaramirim, Barra Velha, Piçarras, Navegantes e Itajaí.
Em Barra Velha a Transpetro é responsável por 5,2 KM de faixa de dutos, tubulação que transporta diariamente cerca de 6 milhões de litros de derivados de petróleo e álcool, responsável pelo abastecimento do Estado de Santa Catarina. Essa tubulação, conhecida como OPASC, sai da Refinaria da Petrobras em Araucária (PR) percorrendo 264 quilômetros até o terminal de Biguaçu, na grande Florianópolis, passando por 20 municípios.
Fonte: Assessoria de Imprensa Gerência Regional de Comunicação São Paulo-Sul