O Secretário Executivo da Amvali, Alessandro Vargas, participou do "II Evento Brasileiro de Créditos Ambientais", promovido pela consultoria "MAR Assessoria Ambiental Internacional" em parceria com diversas entidades nacionais e internacionais.
O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro no "Centro de Cultura e Eventos da UFSC" em Florianópolis (SC) e oportunizou aos participantes tomar contato com o MDL – Mecanismo de Desenvolvimento LImpo, instituído a partir da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, neste ano.
O MDL permite aos países em desenvolvimento emitir créditos decorrentes da mitigação de gases estufa no âmbito de projetos específicos, certificados a partir de organismos certificadores credenciados pela ONU, e sua posterior negociação com os países ricos, os quais dependem da compra destes créditos para sustentar suas atividades industriais e rurais.
O chamado "Crédito de Carbono", na verdade é um jargão que inclui os demais gases de efeito estufa, que além do Gás Carbônico – CO2, são compostos pelo Gás Metano – CH4 e pelo Óxido Nitroso – N2O, respectivamente, 23 e 296 vezes mais poluentes que o CO2. Para efeito de mensuração, 1 Crédito de Carbono equivalente – CO2e, equivale a 1.000Kg de CO2 não emitido.
A Amvali espera poder dar sequência aos estudos referentes a mitigação de CO2 em diversos projetos que mantém, exemplificando-se o "Bioálcool da Banana" e o "Consórcio de Saneamento Básico do Vale do Itapocu (Consórcio das Águas do Itapocu)".
Fonte: Secretaria Executiva da Amvali.