O Turismo e a Política de Desenvolvimento Econômico
A nova política municipal de desenvolvimento econômico tem como visão de futuro “Jaraguá do Sul sustentável através da ampliação e da diversificação da matriz econômica, tendo como norte a Inovação, Ciência & Tecnologia e o Turismo”. A política é uma obra do governo do município e da sociedade civil organizada com o objetivo de sustentar e ampliar os atuais indicadores do município. Do ponto de vista do turismo, é preciso consolidar a atividade, visto que este setor pode ser maior economicamente. Foram eleitas, então, 5 diretrizes que servirão de norte para consolidar o setor.
A primeira diz respeito ao papel dos atores diretos e indiretos do turismo, definindo-os a fim de otimizar as ações e eliminar sobreposições de tarefas. Busca-se agora fazer a gestão deste processo para garantir sua plena aplicação. Produto Jaraguá do Sul é a segunda diretriz , cujo objetivo principal é definir que produto a cidade vende para o turista e o que ele compra. O turismo de negócio é o primeiro produto da cidade, seguido de eventos e do turismo contemplativo.
Para dar vazão às necessidades dos turistas e para promover a atração de novos, a terceira diretriz trata da infraestrutura. É necessário investir na sinalização turística, na capacitação empresarial, na qualificação de mão de obra, na valorização dos equipamentos existentes e no incentivo à criação de novos equipamentos e produtos. A quarta diretriz busca a promoção eficaz dos produtos e dos equipamentos, sendo indispensável investimentos na infraestrutura dos nossos produtos. Para isso será necessária uma gestão planejada dos recursos que temos (quinta diretriz), fazendo com que os projetos sejam discutidos e realizados com eficácia.
Para garantir a gestão eficaz deste processo, foi criado o comitê gestor de turismo formado pelos atores diretos do processo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Jaraguá do Sul Convention & Visitors Bureau, o núcleo da hospitalidade ACIJS/APEVI, o Comitê Regional de Turismo e a Secretaria de Desenvolvimento Regional). A gestão do turismo deve ter um planejamento de longo prazo, projetos de execução de curto e médio e uma implantação que possa garantir sua execução sem desvios. Deve-se ainda criar indicadores para medir sua eficácia e executar as alterações que garantam o alcance da meta.
Marcio Manoel da Silveira – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, ciência & Tecnologia de Jaraguá do Sul.