You are currently viewing Prefeito Moacir e deputado Maldaner cobram saneamento rural

Prefeito Moacir e deputado Maldaner cobram saneamento rural

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A comitiva de Jaraguá do Sul participou na manhã de terça-feira, dia 04, de reunião na Agência Nacional de Águas – ANA para tratar dos projetos de Saneamento Rural e Produtor de Águas. Os projetos visam adequar a infra-estrutura de saneamento das áreas rurais e estimular a conservação das bacias hidrográficas, remunerando agricultores, comitês de bacias e prefeituras (estradas vicinais).

O projeto de saneamento básico em propriedades rurais, com custo estimado em R$ 3.800.000, beneficiará inicialmente cerca de sessenta famílias. Gerará diminuição na poluição dos recursos hídricos e um futuro melhor para a população que usufrui dos serviços.

O prefeito Moarcir Bertoldi lembrou o cunho social do projeto, que logo servirá de modelo e exemplo para os municípios da região. "O agricultor trabalha muito e usufrui pouco, vamos melhorar a vida deles e reduzir o custo da energia com a utilização de dejetos humanos em bio digestores", frisou Moacir.

Para o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC), o projeto ajuda quem mais sofre com a falta de saneamento, os agricultores e moradores da zona rural, “temos que proporcionar vida justa e digna para esses trabalhadores. Todo o município se beneficiará dessa iniciativa”.

O Assessor Parlamentar Cláudio Di Mauro elogiou a iniciativa do município, porém ressaltou a importância do embasamento técnico do projeto: "tem que estar tudo dentro dos padrões solicitados e bem embasado, com benefício social comprovado. O que não deve ser problema para Jaraguá", completou o assessor, lembrando que devido as eleições no segundo semestre todos os projetos devem estar fechados até o meio do ano.

Participaram do encontro, Secretário de Desenvolvimento Regional – Amarildo Sarti, Secretário Executivo da AMVALI – Alessandro Vargas, Secretário de Desenvolvimento Econômico – Márcio Silveira, Presidente da FUJAMA – Ronis Bosse, Presidente SAMAE – Fernando Marcolla, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do ITAPOCU – Leocádio Neves e Silva e Carlos Dias – Assessor do Escritório de Projetos.