A tão esperada obra de abertura e fixação da boca da barra do Rio Itapocu, em Barra Velha, finalmente terá início. No próximo dia 31 de maio acontece o lançamento da Pedra Fundamental a partir das 10 horas. Esta semana o Prefeito Valter Marino Zimmermann está em Brasília acertando os últimos detalhes e convidando autoridades. A prefeitura espera um grande número de pessoas para o evento.
Na última semana o prefeito esteve no local com técnicos da Construtora Triunfo, vencedora da licitação da obra dos molhes, e com o Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDEMA), Orestes Rebello. A empresa deu início ao levantamento topográfico da área. As pedras dos molhes serão extraídas a partir da próxima semana, da Pedreira da “Beta”, antiga pedreira de onde foram retiradas as pedras para a BR-101 em 1967. O valor total da obra é de R$ 4 milhões e 400 mil, sendo R$ 4 milhões do Governo Federal e o restante da Prefeitura de Barra Velha.
Na próxima terça-feira (27), após a sessão da Câmara, será assinada a Ordem de Serviço, com presença de várias autoridades. No sábado (31) a prefeitura está preparando uma grande festa, quando terá início a construção dos molhes. Após a primeira etapa será realizada a abertura e dragagem do canal do rio, obra licitada através do Governo Federal.
A previsão é para que fique pronta em 90 dias. Para o prefeito esta é uma das mais importantes obras da região. “Não será apenas Barra Velha que vai ganhar com esta obra, mas todos os municípios por onde o rio passa e cidades da nossa região. Teremos uma Barra Velha antes e uma depois desta obra, a qual eu tenho certeza, irá trazer um grande desenvolvimento”, destacou Zimmermann.