FECAM e IDASC reúnem prefeitos e servidores públicos municipais em Congresso na Capital

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e o Instituto de Direito Administrativo de Santa Catarina (IDASC) realizam nesta quarta-feira (4/6), a partir das 14h, o III Congresso Catarinense de Direito Administrativo, no auditório da Fiesc, em Florianópolis. O Congresso acontece nos dias 04, 05 e 06 de junho. A abertura oficial será realizada pelo presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba e pelo presidente do IDASC, Rodrigo Valgas, às 14h30. Até hoje (2), mais de 160 agentes públicos já realizaram sua inscrição no portal www.egem.org.br.

 O Congresso reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, juízes, promotores, secretários municipais de administração, procuradores, consultores, assessores jurídicos, advogados e estudantes.  

Um dos principais temas do Congresso será a discussão sobre as regras eleitorais e dos prazos divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Esse painel acontece no dia 4 de junho, às 16h.

 "Os prefeitos que concorrerão à reeleição devem estar atentos às regras que regem as eleições municipais e o evento será uma oportunidade para esclarecer dúvidas com especialistas e evitar possíveis problemas ou até mesmo impugnações de candidaturas na Justiça Eleitoral", disse o presidente da FECAM, Dávio Leu. A programação é dividida em cinco painéis, sobre os seguintes temas: Interconexões entre o Direito Eleitoral e Direito Administrativo, Controle Administrativo, Processo Administrativo, Servidor Público e Licitação Pública.  Ao todo, serão 20 palestras e mais três conferências que serão realizadas por estudiosos renomados, são eles: Doutor Romeu Felipe Bacellar Filho, fará a apresentação do tema: Influxos do Código Civil no Direito Administrativo; Doutora Odete Medauar, que abordará o tema Direito Administrativo: passado, presente e futuro; e o Doutor Almiro do Couto e Silva, que fará a conferência de encerramento sobre o assunto: Novos Paradigmas da Teoria de Invalidade dos Atos Administrativos.  

Regras eleitorais 

No Congresso, serão apresentadas as proibições relacionadas ao regime jurídico dos servidores públicos, publicidade institucional e propaganda eleitoral, processo administrativo e direitos políticos na Justiça Eleitoral, além das condutas vedadas em ano eleitoral.  O ciclo de palestras sobre as eleições municipais inicia com a discussão sobre o tema: Reflexos da Lei Eleitoral sobre o regime jurídico dos servidores públicos. O membro do IDASC, o advogado Noel Tavares, orientará os participantes sobre a contratação, demissão e transferência dos servidores públicos em ano eleitoral.  Vale lembrar que a Lei das Eleições estabelece algumas vedações a partir de 5 de julho (três meses antes), relacionado aos servidores públicos. Dentre as vedações, está a proibição de nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, após esta data. A publicidade e a propaganda eleitoral serão abordadas pelo membro da Escola de Magistratura, o advogado Mauro Presotto. Em relação ao uso da publicidade institucional, o calendário eleitoral determina que a partir de 5 de julho (três meses antes) fica vedado autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta. A única exceção são os casos da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado.  Há vedações sobre pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito e em relação a eventos de inaugurações, que também serão esclarecidos no Congresso. Vale lembrar que a partir de 6 de julho começa a propaganda eleitoral.  As demais vedações em ano eleitoral serão apresentadas pelo assessor jurídico da FECAM, Marcos Fey Probst. Ele abordará principalmente a proibição de distribuição gratuita de recursos, que é vedada desde 1º de janeiro, exceto nos casos de calamidade pública, estado de emergência e programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior (Artigo 73). 

Quinta-feira (5) 

No segundo dia do Congresso (5), a partir das 9h, a programação abordará temas relacionados ao controle e o processo administrativo, principalmente, precatórios judiciais, prerrogativas da Fazenda Pública em processos judiciais, o projeto de Lei Nacional do processo de fiscalização dos Tribunais de Contas. Este tema será abordado pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Salomão Ribas Júnior. O ciclo de palestras encerra às 19h. 

Sexta-feira (6) 

Neste dia, as palestras iniciam às 9h, com o tema: servidor público. No período da tarde, o painel é destinado ao assunto licitação pública. Os palestrantes orientarão sobre aspectos polêmicos das licitações, em especial o excesso de formalismo, propostas inexeqüíveis e universalização do pregão. Em seguida, o Doutor Almiro do Couto e Silva fará a conferência de encerramento, intitulada Novos Paradigmas da Teoria de Invalidade dos Atos Administrativos. O Congresso encerra às 17h30. 

 

Mais informações:

Dayane Nunes

Assessoria de Comunicação

(48)9986 0106

 

PROGRAMAÇÃO
Dia 04 de junho – quarta-feira
13h30 Recepção aos participantes
14h Solenidade de Abertura
14h30 CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Influxos do Código Civil no Direito Administrativo
Romeu Felipe Bacellar Filho
15h30 Intervalo
PAINEL: Interconexões entre o Direito Eleitoral e o Direito Administrativo
16h Reflexos da lei eleitoral sobre o regime jurídico dos servidores públicos
Noel Tavares
16h30 Publicidade institucional e propaganda eleitoral
Mauro Presotto
17h Processos Administrativos e direitos políticos na Justiça Eleitoral
Ruy Samuel Espíndola
17h30 Condutas vedadas em ano eleitoral
Marcos Fey Probst
18h Espaço para perguntas
Dia 05 de junho – quinta-feira
PAINEL: Controle Administrativo
09h Precatórios Judiciais
Ana Blasi
9h30 Prerrogativas da Fazenda Pública em processos judiciais
Hélio do Valle Pereira
10h O projeto da Lei Nacional do processo de fiscalização dos Tribunais de Contas
Salomão Ribas Júnior
10h30 O controle da administração pública sob o enfoque garantista
Sérgio Cademartori
11h Espaço para perguntas
12h Intervalo para o Almoço
PAINEL : Processo Administrativo
14h Aspectos da prescrição administrativa
Luiz Henrique Cademartori
14h30 Processo político-administrativo de cassação de mandato
Rodrigo Valgas dos Santos
15h Processo administrativo constitucional: perspectivas
Raulino Jacó Brüning
15h30 Questões polêmicas de processo administrativo: ônus da prova, reformatio in pejus, controle de constitucionalidade na via administrativa
Marcelo Harger
16h Espaço para perguntas
17h Sessão de autógrafos
17h30 Intervalo
18h CONFERÊNCIA
Direito Administrativo: passado, presente e futuro
Odete Medauar
Dia 06 de junho – sexta-feira
PAINEL: Servidor Público
9h Regime Jurídico Único: o retorno
Manolo Del"Olmo
9h30 Desvio de função
Rodrigo Galvão
10h Planos de carreira
João Henrique Blasi
10h30 Reservas de percentual de cargos e empregos: portadores de deficiência, hiposuficientes e afrodescendentes
Adriana Schier
11h Espaço para perguntas
12h Intervalo para almoço
PAINEL: Licitação Pública
13h30 Excesso de formalismo em licitação pública – Fase de saneamento
Pedro de Menezes Niebuhr
14h O conceito de bem e serviço comum e a universalização do pregão
Edinando Brustolin
14h30 Contrato decorrente de registro de preços
Marcos Juruena Villela Souto
15h Proposta inexeqüível
Joel de Menezes Niebuhr
15h30 Espaço para perguntas
16h Intervalo
16h30 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Novos Paradigmas da Teoria de Invalidade dos Atos Administrativos
Almiro do Couto e Silva