A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – Amvali realizou a 101ª Assembléia Geral Ordinária na quinta-feira, dia 29, no Instituto Grade de Ciências Básicas, em Schroeder. Prestigiaram o evento os prefeitos Dávio Leu (Presidente da Amvali), Corando Urbano Muller, Mário Sérgio Peixer, Felipe Voigt, Valdir Corrêa e a vice-prefeita Rosemeire Vasel representando o prefeito Moacir Antônio Bertoldi.
Além disso, compareceram o Presidente da Câmara de Joinville – Fabio Dalonso, o Presidente da Câmara de Barra Velha – Roberto dos Santos, o Presidente da Câmara de Schroeder – Nelson João Zoz, os ex-presidentes da Amvali, Oswaldo Jürk e Hilmar Rubens Hertel, vereadores, secretários municipais, presidentes de associações empresariais, empresários e imprensa.
A 101ª Assembléia teve como foco a crescente infestação causada pelo inseto Maruim, o qual, por ser hematófago, causa grande desconforto as populações rurais e urbanas de toda região norte de Santa Catarina. A infestação por Maruim consta como preocupação por parte das administrações municipais, sendo expressa como prioridade nos planejamentos estratégicos de 2007 e de 2008 da Amvali, visando ações que tem por objetivo promover estudos que visem a diminuição do impacto deste inseto.
Em 1999, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jaraguá do Sul recebeu os primeiros registros de munícipes relacionados à infestação por Maruim, a qual foi alvo de atenção por parte do Engenheiro Florestal Robin Pasold e do Biólogo Ulises Sternheim.
A partir de 2001 o projeto ganhou impulso com a cooperação entre a então Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Amvali, na forma de convênio de cooperação com a Fiocruz para identificação da espécie, emergência das larvas e ciclo de vida, estendendo-se até o final de 2005. Foi identificada a espécie do inseto que atinge a região o culicoides paraensi.
Em 2007, a Amvali retomou as conversações entre os principais atores do projeto de pesquisa, promovendo, em agosto, visita dos técnicos da Fiocruz a região. Chegou-se a conclusão de que a terceira etapa da pesquisa deveria acontecer na microrregião da Amvali, uma vez que envolverá estudos relacionados a extensão e multiplicação de técnicas de manejo sustentáveis que permitam a mitigação e o efetivo controle da infestação.
Em dezembro de 2007, foi celebrado termo de cooperação mútua entre a Amvali, a Fundação 25 de julho, de Joinville, a FUJAMA, a PM Schroeder e o Instituto Grade – IGCB, que previa a instalação de um laboratório que oferecesse as condições para o desenvolvimento desta etapa.O assunto foi explanado pelo Presidente do Instituto Grade – Alceu Grade, pelo Dr. Luiz Américo – da Fundação 25 de Julho, pela Diretora do Instituto Grade – Dr.ª Beatriz Luci Fernandes e pelo Gerente do Instituto – Julio César Negreiro.
Após, o Secretário Executivo da Fecam – Celso Vedana explanou sobre as principais ações da Federação este ano. Em seguida o presidente falou sobre outros assuntos e encerrou a 101.ª Assembléia Geral Ordinária da Amvali com a inauguração do Laboratório para Pesquisas do Maruim da Microrregião da Amvali.