Eduardo Ferreira Horn
– Presidente da ACIJS de 12/03/98 a 15/03/00 – Gestão marcada pelo apoio à construção do Centro Cultural da SCAR e CEJAS, ao empreendedorismo e à infra-estrutura da região
– Vice-presidente da ACIJS para Assuntos de Núcleos Setoriais gestão 2008-2009
– Vice-presidente da SCAR – gestão 2007-2008
Em março de 1998, em solenidade prestigiada por mais de 300 pessoas e com a presença de destacadas autoridades governamentais e lideranças da indústria e do comércio, tomou posse como presidente da ACIJS o engenheiro Eduardo Ferreira Horn, superintendente da Metalúrgica Menegotti.
Dentre as prioridades da nova diretoria liderada por Eduardo Horn, destaque para o prosseguimento do projeto do novo Centro Empresarial, projeto que envolveu a articulação com a classe empresarial, realização de concurso para a definição do projeto arquitetônico, e início das obras, tarefas que marcaram a liderança de Eduardo Ferreira Horn com a participação da sua diretoria.
Em março de 1998, consolida-se a decisão da classe empresarial, através da ACIJS, de emprestar total apoio à construção do Centro Cultural da SCAR. As obras do centro cultural foram projetadas para ocupar cerca de 7 mil metros quadrados de área construída, com custo estimado em R$ 6 milhões, devendo se constituir no mais importante centro de eventos da região. Com sete pavimentos dois teatros, além de salas de exposição, o Centro Cultural da SCAR, em 1998, está em plena construção, com a participação preliminar de nove aportes de empresas da região. Trevo de quatro alças no entroncamento da BR 280 com a BR 101 foi outra das questões que demandaram tempo na gestão Ferreira Horn, em substituição ao precário e inadequado acesso instalado no local.
Graças à intervenção das entidades da região, sob a liderança da ACIJS, a situação foi inteiramente alterada, estabelecendo-se a melhoria reclamada. Também a pavimentação da estrada Jaraguá-Guaramirim, através da Ilha da Figueira, foi reivindicação atendida, assim como a pavimentação da SC 413, a Rodovia do Arroz, de acesso a Joinville, obra realizada no ano de 2006. A instalação do batalhão da Polícia Militar em Jaraguá, um dos itens de pauta de reivindicações da entidade, teve seqüência e se consolidaria tempos depois. Outra prioridade da gestão se deu na definição de estratégia que resultasse num mesmo alinhamento político e empresarial para a região. Como resultado das negociações, seria criado o Conselho de Desenvolvimento, envolvendo representantes da classe política – deputados, prefeitos, vereadores – empresários e presidentes de entidades de representação de classe, envolvendo a todos na realização de projetos em favor da região já referidos acima.
A gestão de Eduardo Horn foi completada em 1999, com a ACIJS se mobilizando permanentemente em favor de grandes realizações como a construção do novo prédio do Centro Empresarial de Jaraguá; a edificação do Centro Cultural e sede da Sociedade Cultura Artística; negociações para a instalação da Escola Politécnica e expansão das atividades da Fundação Educacional de Jaraguá, FERJ. A cidade vive, ainda, período de forte desenvolvimento econômico, com a instalação do primeiro shopping de Jaraguá, a edificação de dois novos hotéis, enquanto discute intensamente as questões vinculadas à Agenda 21, do meio ambiente e a formatação do Centro Histórico.
Fonte: Acijs – 70 anos, de Apolinário Ternes, editado em 2008.