You are currently viewing Associativismo de Municípios foi discutido na Escola de Governo

Associativismo de Municípios foi discutido na Escola de Governo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Como surgiram as Associações de Municípios? Com que finalidade? Como se institucionalizaram a ponto de serem imprescindíveis ao bom funcionamento da administração publica municipal nos dias de hoje?

Estas são algumas das perguntas que foram respondidas pela Prof. Dr.ª Maria Terezinha Marcon e debatidas pelos alunos da Escola de Governo e Cidadania da Amvali na noite de ontem (22/7).

A Dr.ª Terezinha Marcon trabalha com as associações de municípios em Santa Catarina desde a década de 1970 no exercício de seu trabalho, voltado ao desenvolvimento regional, junto a antiga "Coordenadoria de Articulação Microrregional e Municipal do governo estadual".

Naquela época, passando pelas décadas de 1980 e 1990, o governo estadual apoiou o surgimento e o fortalecimento das associações de municípios com a motivação de descentralizar suas ações de implementação de políticas públicas. Esse apoio foi decisivo para a consolidação e o fortalecimento delas.

"O Governador Colombo Salles iniciou e o Governador Antônio Carlos Konder Reis acentuou o apoio ao fortalecimento das Associações de Municípios, mas todos os outros, de alguma forma apoiaram, até o final da década de 1990", destacou a Dr.ª Marcon.

Hoje, as 20 associações de municípios de Santa Catarina são referência nacional e internacional, por serem estruturas de caráter eminentemente "técnico", com quadro de funcionários fixo, menos sujeito a modificações de ordem política. Isto, segundo a Dr.ª Marcon é o diferencial que propicia aos municípios trabalharem em projetos que "transcendem os quadriênios e garantem a continuidade administrativa", finaliza.