No mês de maio (dia 29), a AMVALI juntamente com o Instituto Grade de Schroeder e demais entidades parceiras (Prefeitura de Schroeder; FUJAMA – Jaraguá do Sul; Fundação 25 de Julho – Joinville), inauguraram, por ocasião de assembléia ordinária da AMVALI, o laboratório para pesquisa do Maruim. Após a inauguração já começaram a ser realizados os trabalhos.
A equipe de biólogos e técnicos responsáveis colocou substratos nos terrários como cepos de banana apodrecidos, estercos, substrato de aviário, etc. Paralelo a isso, foi realizada triagem das garrafas (armadilhas) coletadas em diversos locais (Joinville e Schroeder) com a utilização de lupa e microscópio para identificação das espécies encontradas.
Em junho, continuaram as pesquisas com levantamento bibliográfico e com o microscópio eletrônico das espécies de maruim. Na residência de um dos técnicos foi implantada uma armadilha de caixa de eclosão.
No dia 08 de julho, foi instalado um ar condicionado no laboratório para auxiliar na temperatura ideal para a pesquisa durante o inverno, entre 27 º e 28 º. Além disso, foi estabelecido contato com uma bióloga da Amazônia, que também está realizando pesquisas em Culicoides (nome científico do Maruim).
No mês de agosto e demais meses do ano, as pesquisas continuarão, sendo que assim que tivermos outros resultados estaremos divulgando.
Contatos com o Professor Júlio Cezar Negreiro – gerente executivo do Instituto Grade de Schroeder.