O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) antigo CEFET/Jaraguá do Sul participou na manhã desta quarta-feira, dia 13, de reunião do Colegiado de Educação da AMVALI. Na oportunidade aproveitaram para comemorar os 15 anos que o IF-SC completa hoje, destacando o trabalho voltado para a educação gratuita com cursos técnicos e agora superior e de pós-graduação.
A abertura da reunião foi conduzida pelo Coordenador do Colegiado, Secretário Silvio Celeste Bard, em seguida o Instituto apresentou seus trabalhos pela Diretora Geral, Rosemary Maffezzolli e pelo Coordenador de Relações Externas, Sérgio Lisboa.
Segundo Sérgio Lisboa "os Institutos Federais oferecem Formação Inicial e Continuada, Técnico de Nível Médio, Graduação e Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), ressaltando a possibilidade de constituir sua formação nesse contexto profissional e tecnológico".
Legalmente, o IF-SC é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, que tem por finalidade formar e qualificar profissionais no âmbito da educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada.
A missão do IF-SC é desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico, formando indivíduos para o exercício da cidadania e da profissão. Atualmente, o Instituto oferece os cursos: Técnico Têxtil, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica Industrial e Técnico em Moda e Estilismo. Passou também a oferecer o curso superior em Licenciatura em Ciências da Natureza – com habilitação em Física e Especialização "Lato Sensu" em Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e adultos.
De acordo com Rosemary Maffezzolli, o IF de Jaraguá do Sul tem 701 alunos e objetiva aumentar o número de egressos em toda a microrregião do Vale do Itapocu. O seu diferencial é que todos os cursos técnicos têm laboratórios o que possibilita o estudante unir a teoria com a prática.
Rosemary e Lisboa aproveitaram para convidar os participantes do Colegiado para visitarem o IF-SC e participarem esta semana das comemorações dos seus 15 anos chamada "Semana de Mostra Acadêmica", com palestras e oficinas sobre temas voltados para a sustentabilidade, nos períodos diurno e noturno.
Para finalizar, o Colegiado aproveitou para discutir sobre a inserção da disciplina de música na grade escolar e debater sobre as Conferências Municipais de Educação.