A Praça dos Imigrantes e o Museu do Colonizador foram reinaugurados em uma mesma solenidade realizada no início da noite de quinta-feira (16), com a participação da prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, e do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Ronaldo Raulino, entre outras autoridades municipais. O evento, que envolveu apresentações da Orquestra de Cordas, regida pelo maestro Ricardo Feldmann, também contou com a presença do empresário Nelson Fütcher, presidente da empresa Le Mond, que doou o valor de R$ 94,6 mil investido nas obras de revitalização da praça.
A Praça dos Imigrantes foi ampliada em 151,13m², teve seus monumentos restaurados, recebeu reforma e paisagismo (757,99m²). No Museu do Colonizador – casa estilo enxaimel localizada na praça -, o espaço ganhou pintura interna, foi reorganizado e agora conta com um mapa de identificação de todas as peças do acervo: móveis de quarto, utensílios de cozinha e ferramentas utilizadas na lavoura, por exemplo.
A revitalização do local resultou de uma parceria entre a Divisão de Turismo e a Fundação Cultural/JS. No Museu do Colonizador também funciona um centro de informações turísticas, onde há um servidor atendendo aos visitantes de segunda a sábado, das 9 às 15 horas.