You are currently viewing Secretários e técnicos participaram de Seminário em Curitibanos

Secretários e técnicos participaram de Seminário em Curitibanos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
 

Uma comitiva formada por secretários e técnicos municipais de agricultura dos municípios da AMVALI participaram do 3º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina, nos dias 21 e 22 de julho, em Curitibanos.

Segundo o Coordenador do Colegiado de Agricultura, Pesca e Aqüicultura da AMVALI, Marcos Kreich – Secretário de Agricultura da São João do Itaperiú, a programação contou com debates sobre experiências de sucesso na agricultura dos municípios catarinenses; plano Safra 2009/2010; sustentabilidade na agricultura familiar; e telefonia fixa e móvel nas áreas rurais.

Durante o Seminário aconteceu a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretários de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC) e a apresentação do relatório de gestão 2006/2008 e do plano de trabalho para 2009.

Marcos Kreis foi eleito conselheiro executivo do CONSASC e irá representar os municípios da AMVALI e da AMUNESC. A composição do conselho ficou a seguinte:

Cargo

Nome

Município

Presidente

Donato João Noernberg

Canoinhas

Vice-presidente

Valdir Zembruski

Xanxerê

Primeiro Secretário

Antônio Colussi

Concórdia

Segundo Secretário

Nilton Provensi Machado

Pomerode

Conselheiro Executivo

Jacir Scapin

Guaraciaba

Conselheiro Executivo

Mauro Zandavalli

Chapecó

Conselheiro Executivo

Marcos Kreich

São João do Itaperiú

Conselheiro Executivo

José Antônio da Silva

Sombrio

Conselheiro Executivo

Vanderlei de Souza Branco

Brunópolis

Os participantes do seminário também conheceram projetos que trouxeram benefícios à produção regional. Foram mostradas experiências envolvendo diversos temas relacionados  aos desafios da agricultura no Estado. Uma das experiências foi a do município de Jaguaruna "A reestruturação da agricultura no município de Jaguaruna através do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Pesqueiro (Comderp)", explicada pelo engenheiro agrônomo Jackson Goulart Pereira.

Outro projeto foi uma alternativa para o problema das estiagens apresentado por Roberto Carlos Cordazzo, do município de Coronel Freitas, que mostrou a experiência de captação de água da chuva a partir da implantação de cisternas.

E o projeto que mais se destacou foi o do município de Sombrio "Monte Sinai – O encontro da vontade com o preparo", apresentado por Beatriz da Silva da Silveira que começou com uma propriedade familiar e da ordenha de leite e, depois de muito trabalho, se tornou uma agroindústria que vende seus produtos para 14 municípios.