A Associação dos Municípios da Região de Laguna – AMUREL realizou assembléia comemorativa dos seus 39 anos na sexta-feira, dia 28, na Sede Náutica Clube 29, em Tubarão (SC). A AMVALI participou do evento e foi representada pelo Secretário Executivo, Alessandro Hansen Vargas.
Dentre a programação foi realizada a inauguração do novo auditório e da galeria dos presidentes da AMUREL, além de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense (Deputados Federais e Senadores). A AMVALI aproveitou para protocolar documentos com reivindicações ao Fórum Parlamentar Catarinense.
Além de representar os municípios da AMVALI, Alessandro Hansen Vargas e o Diretor Executivo da FECAM, Celso Vedana, representaram os demais Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina e parabenizaram a equipe da AMUREL, o presidente José Roberto Martins e o Secretário Executivo Jorge Leonardo Nesi pelo belíssimo evento.
REIVINDICAÇÕES AMVALI
-
Projeto de Pesquisa de Combate à Infestação do Maruim, cujo objetivo é combater problemas enfrentados pela população dos municípios da AMVALI, sendo que o inseto é vetor de doenças.
-
Saneamento Básico: auxílio para realização de um projeto de grande relevância para a microrregião que não possui adequado sistema de tratamento e destinação final de resíduos sólidos domiciliares (lixo).
-
Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapocu, cujo plano de gestão deverá ser um instrumento norteador das políticas de gestão dos recursos hídricos, orientando os agentes sociais para a correta utilização e monitoramento dos recursos para a promoção do desenvolvimento sustentável do território.
-
Macrodrenagem da Bacia do Rio Itapocu/Foz do Rio Itapocu. Esta reivindicação tem por objetivo obra já iniciada em 2008, que prevê, quando concluída, a dragagem e implantação de dois molhes em rocha, construídos para fixar o traçado de acesso do Rio Itapocu ao Oceano Atlântico.
-
Duplicação da BR-280 (Trecho São Bento do Sul/Corupá/Jaraguá do Sul e Trecho São Francisco do Sul/Jaraguá do Sul).
-
Contorno Ferroviário Guaramirim – Jaraguá do Sul, cujo objetivo é a melhoria do traçado e desvio do trem de carga dos centros urbanos.
-
Construção da segunda ponte do portal de Jaraguá do Sul para desafogar o tráfego.
-
Implantação de equipamentos turísticos em Corupá para desenvolver o potencial turístico do município.
-
Aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Massaranduba.