O Colegiado de Educação da AMVALI realizou reunião na manhã de hoje (02), que foi conduzida pelo Coordenador Silvio Celeste Bard, Secretário de Educação de Jaraguá do Sul. Dentre os assuntos foi discutida a Proposta da FECAM sobre os critérios de repasse de recursos do governo federal para o transporte escolar.
Após os municípios de Corupá, Massaranduba e São João do Itaperiú através das Secretárias de Educação de cada município explanaram sobre a participação no 2º Fórum Extraordinário da Educação realizado pela UNDIME, nos dias 12 a 14 de agosto, em Lages. A grande discussão foi sobre a municipalização da educação e o regime de colaboração União/Estado/Municípios.
Segundo a Secretária do Colegiado, Diva Spezia Ranghetti, Secretária de Educação de Massaranduba, o Fórum discutiu as políticas públicas e os desafios enfrentados pela educação pública municipal. Sobre a municipalização do ensino fundamental disse que "cada município tem a sua peculiaridade, então é necessário um estudo amplo e bem detalhado". O Fórum reuniu 300 participantes, sendo aproximadamente 120 secretários municipais.
A seguir a Professora Andréia Silveira Camilo palestrou sobre a obrigatoriedade das escolas estudarem a história e cultura afro-brasileira (Lei nº. 10.639) e indígena (Lei nº. 11.645). Este estudo tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias e asiáticas.
A professora entregou aos participantes uma cópia do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, lançado pelo MEC e SEPPIR, no dia 13 de março de 2009. Foi entregue também uma lista de livros com as temáticas afro-brasileira e indígena. A próxima reunião do Colegiado de Educação acontecerá no dia 30 de setembro, às 8h30min, na AMVALI.