A prefeita Cecília Konell decretou, na tarde desta quinta-feira (10), situação de emergência em Jaraguá do Sul. A medida segue orientação da Defesa Civil do município, com base em levantamento preliminar dos danos causados pelo vendaval e fortes chuvas ocorridas no início desta semana em diversas regiões da cidade. O Decreto nº 6.819/2009 vigora por 180 dias – retroativo a 8 de setembro – e, havendo necessidade, pode ser prorrogado por igual período.
De acordo com relatório preliminar da Defesa Civil, até o início da tarde desta quinta-feira (10), 341 pessoas foram atingidas, sendo que 320 estão desalojadas, 16 encontram-se desabrigadas e cinco sofreram ferimentos. Os danos materiais referentes a edificações envolvem 59 residências – com uma perda total -, dois prédios públicos (destelhamentos na escola Machado de Assis e na quadra de esportes da escola Vitor Meirelles), cinco comunitários e oito particulares (empresas e estabelecimentos comerciais, por exemplo).
Os prejuízos em valores ainda estão sendo contabilizados, mas no setor agrícola, por exemplo, já ultrapassa R$ 4 milhões. Deste total, R$ 3,6 milhões referem-se a perdas na atividade de bananicultura, onde o vendaval derrubou 450 mil pés de banana, o que representa 15% de um total de aproximadamente 3 milhões de bananeiras cultivadas em Jaraguá. O relatório final dos danos deve ser divulgado nesta sexta-feira (11) pela Defesa Civil.