O Colegiado de Educação da AMVALI realizou mais uma reunião na manhã desta quarta-feira (30), para conhecer um pouco mais do Projeto Peabirú que foi apresentado pelo professor e historiador José Carlos Fagundes e pelo pesquisador Fábio Krawulski Nunes. O objetivo do Colegiado é incentivar os professores da rede municipal de ensino a trabalhar a história do Peabirú e do Vale do Itapocu focando o descobrimento do "Novo Mundo", que Século XVI, se deu a partir do Vale do Itapocu até chegar ao Peru.
O Projeto Peabirú é um estudo sobre as antigas trilhas indígenas muito antes da época do descobrimento. O principal foco é buscar informações e trocar conhecimentos históricos, geográficos e arqueológicos.
Segundo José Carlos Fagundes "alguns documentos historiográficos do século XVI e XVII comprovam e reafirmam o início do caminho do Peabirú em Santa Catarina, a partir da Foz do Rio Itapocu, situada em Barra Velha".
O estudo ainda está sendo realizado e o assunto continuará sendo discutido no Colegiado. Após os participantes abordaram o estudo e os pareceres do Conselho Nacional de Educação sobre o Ensino de 09 anos.