O Conselho de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina – CONSASC realizou reunião no dia 8 de outubro, na AMURES, em Lages. O Coordenador do Colegiado de Agricultura da AMVALI e Diretor do CONSASC, Marcos Kreich, participou do encontro.
Foram discutidos estratégias para fortalecimento do CONSASC em nível estadual e regional, avaliada a estrutura regional dos secretários municipais de agricultura no Estado e os encaminhamentos definidos na reunião anterior em Xanxerê.
Segundo Marcos Kreich, "cada secretário presente explanou sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas nas Associações. O objetivo do CONSASC é ter um espelho de todas as Associações do Estado quanto à organização municipal das Secretarias de Agricultura. Passou-se a discutir as estratégias para o fortalecimento do CONSASC em nível regional e estadual, realizado diagnóstico das Associações Microrregionais, mas que deve ser reforçada as ações para atingir os objetivos do Conselho".
Dentre as ações estão as discussões sobre alguns temas, o primeiro referente ao SUASA, através dos consórcios intermunicipais de direito público nas 20 Associações de Municípios do Estado ou naquelas que efetivamente for viável a implantação conforme levantamento a ser realizado. O segundo tema está ligado a área ambiental como a priorização da agricultura e questões ambientais, através da defesa do agricultor familiar que preservar ou recuperar a área ambiental, através da remuneração do serviço ambiental, linhas de crédito para recuperação ambiental. Como terceiro tema a assistência técnica com enfoque na estruturação definitiva de um programa no Estado que atenda as necessidades atuais dos agricultores familiares.
Na parte da tarde, realizou-se a reunião conjunta com o Colegiado dos Secretários de Agricultura da Região da AMURES com a presença de autoridades. Fez uso da palavra o Presidente do CONSASC, Donato João Noernberg, que explanou sobre o Conselho quais seus objetivos, e da importância da organização dos secretários de agricultura no desenvolvimento das políticas públicas voltadas a agricultura familiar do estado de Santa Catarina.
Para finalizar passou-se aos assuntos de interesse dos secretários da região serrana, onde se abordou o SISBI/SUASA, os prazos para averbação da reserva legal e realização do georreferenciamento das propriedades rurais, onde os secretários manifestaram suas preocupações, quanto ao tema devido ao prazo que se esgota em 11 de dezembro do corrente ano.