A Escola de Governo e Cidadania da Microrregião da AMVALI realizou na noite de ontem (10), palestra sobre Empreendedorismo e Inovação, ministrada por Devanir Danna.
A palestra iniciou com um debate sobre o que é a inovação, a inovação tecnológica, a inovação não tecnológica e outros pontos como a globalização. Segundo Devanir "a globalização diversifica o mercado, aumenta o número de concorrentes, oferece opções para os clientes e cria oportunidades. Já a tecnologia faz do conhecimento e da velocidade a base da competição, obriga as empresas a reformular produtos e processos".
Devanir apontou também que a única certeza que o futuro nos reserva são as mudanças. As transformações serão constantes e em progressão geométrica e já que elas são irreversíveis, devemos nos tornar autênticos agentes das mudanças.
Outro ponto destacado foram as barreiras para a inovação e dados sobre o empreendedorismo, onde no Brasil a média fica de 1/8 adultos envolvidos com negócios próprios, já no Japão é de 1/100.
Dentre as atividades econômicas preferidas no Brasil está: a construção civil (5%), ramo agropecuário (5%), veículos (4%), transporte (3%), comércio (36%), indústria (18%), ramo imobiliário (9%), hotéis, restaurantes e bares (8%) e outros (12%).
De acordo com Devanir, destes empreendedores 60% morrem antes do 3º ano de atividade (80% na década de 90) e a principal causa é a inexperiência gerencial, acesso a crédito e carga tributária.