O Prefeito de Massaranduba, Mário Fernando Reinke juntamente com a 1ª dama Suzane Reinke, o vice-prefeito de Schroeder – Luis Aparício Ribas e técnicos da AMVALI participaram do VII Congresso Catarinense dos Municípios, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no CentroSul, em Florianópolis.
O eventou contou com a presença de mais de mil pessoas que assistiram a diversas palestras e participaram também do 1º Seminário Catarinense de Tecnologia da Informação.
O Congresso foi aberto pelo Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça que palestrou sobre a implantação de novos modelos de gestão pública municipal. O prefeito aproveitou para apresentar o programa de ações implantado na capital gaúcha que revitalizou a economia do município e aumentou a qualidade de vida da população.
A seguir iniciou debate com os docentes Leonardo Secchi e Eliane Filippim que explanaram sobre o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigep), projeto em andamento desenvolvido pela FECAM e discutido por uma equipe técnica multidisciplinar que visa a melhoria do modelo de administração de pessoas na gestão pública municipal.
No período da tarde foram debatidos, através de palestras, os temas: Arrecadação Municipal e Estadual, A Municipalização do Ensino Fundamental e realizada visita a Feira ExpoFecam. Paralelamente no Seminário de Tecnologia da Informação foram discutidos os temas: Conceitos a Aplicação do E-Gov; Internet como Ferramenta de Comunicação Social; Rede Catarinense de Informações Municipais – RedeCIM; Cidade Digital; Programas Estaduais de Inclusão Digital e o case do processo de modernização tecnológica da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Na terça-feira, dia 1º, o evento iniciou com o debate sobre o Planejamento das Cidades e Meio Ambiente, após seguiu as discussões sobre "O exercício das competências ambientais do município: políticas públicas e instrumentos de gestão". Outros temas abordados a seguir foram: Aplicação do Código Ambiental Estadual nos Municípios Catarinenses; A participação dos municípios na Gestão dos Recursos Hídricos e suas implicações no controle da poluição e na prevenção de secas e enchentes.
Já o Seminário de Tecnologia da Informação iniciou com painel sobre "A Tecnologia da Informação como instrumento de Modernização Tributária". A seguir o Diretor Executivo da AMVALI, Alessandro Hansen Vargas mediou debate sobre a Gestão da Informação com os temas: Controle e Publicação de Atos Oficiais; Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável e RedeCIM; e Estrutura física, conectividade de redes e segurança das informações.
No período da tarde foi realizado painel sobre a Gestão do Saneamento Básico com discussões sobre a regulação dos serviços públicos de saneamento, consórcios de regulação do saneamento básico e políticas públicas e financiamento. Após aconteceu a palestra "Política Ambiental na Costa Rica e os municípios".
A noite foi realizado evento especial de encerramento com a palestra Gestão de Turismo e Segurança, ministrada pelo Ex-Prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani.