A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através da Assessoria de Movimento Econômico participou do XI Ciclo de Estudos sobre Movimento Econômico entre os dias 09 e 11 de fevereiro, na Amerios, em Maravilha (SC). O objetivo do evento foi capacitar os técnicos das associações de municípios para uma maior qualidade dos serviços prestados e maior justiça na distribuição das receitas.
Segundo o Assessor de Movimento Econômico da AMVALI, Mateus S. Silvestrin, foram discutidos assuntos como: a proposta de regulamentação da LC.63/90; o rateiro do Valor Adicionado – recursos e digitação; substituição tributária – novos produtos; auditoria – formato e modelo; regulamentação da lei de participação das associações de municípios frente ao movimento econômico; geração, transmissão e interconexão de energia elétrica; imposto sobre produtos industrializados – IPI comércio varejista etc.
Os participantes também visitaram à Cooperativa Central Oeste Catarinense – Aurora, um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e referência mundial na tecnologia de processamento de carnes, com 15 cooperativas filiadas, mais de 70 mil associados e mais de 13 mil funcionários. Sua atuação abrange o mercado de carnes suínas, de aves, de pizzas e de laticínios, com um amplo mix de produtos.
Outro assunto abordado foi o Convênio de Fiscalização de ICMS, que foi aprovado por unanimidade. O objetivo do convênio é dar autonomia ao município conveniado de ser parceiro na fiscalização com o intuito de se buscar o Valor Adicionado correto e inibir a circulação de mercadorias sem nota fiscal.