O Colegiado de Assistência Social da AMVALI realizou reunião na quarta-feira (24), coordenada por Suzane Reinke. Um dos assuntos em pauta foi o Programa Famílias Acolhedoras desenvolvido pela Prefeitura de Massaranduba e Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família que foi apresentado por Elci Cristofoline, responsável pelo programa em Jaraguá do Sul.
Um dos objetivos é garantir às crianças e adolescentes que necessitam de proteção o acolhimento provisório por famílias acolhedoras, respeitando o seu direito à convivência em ambiente familiar e comunitário e a sua individualidade. Oferecer apoio às famílias de origem, favorecendo a sua reestruturação para o retorno de seus filhos, sempre que possível.
Segundo Elci, o programa também objetiva contribuir para a superação da situação vivida pelas crianças, adolescentes e suas famílias de origem com menor grau de sofrimento e perda, preparando-os para a reintegração familiar ou para a adoção. O público-alvo do programa são crianças que tenham seus direitos ameaçados ou violados (vítimas de violência sexual, física, psicológica, negligência, em situação de abandono e órfãos) e que necessitem de proteção, sempre com determinação judicial.
Podem ser famílias acolhedoras pessoas maiores de 21 anos, sem restrições quanto à sexo e estado civil, que não haja interesse em adoção, concordância de todos os membros da família, disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor a crianças e adolescentes e residir em Jaraguá do Sul.
As participantes do Colegiado conheceram o programa e aproveitaram para tirar dúvidas e levarão esta ideia aos seus respectivos municípios. Finalizando o encontro, definiram as datas das reuniões do Colegiado em 2010. A próxima reunião será no dia 28 de abril, às 14 horas, na AMVALI.