You are currently viewing Escola de Governo debate sobre segurança pública

Escola de Governo debate sobre segurança pública

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Comandante 14° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Rogério Luiz Kumlehn, palestrou na noite de ontem (18) na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI, sobre "Políticas Públicas de Segurança".

Kumlehn iniciou a palestra abordando o que é segurança pública. Segundo ele, "a segurança é um bem comum da comunidade, constituindo o compromisso das pessoas em querer viver e trabalhar em paz, em um ambiente de segurança, que nos permita viver juntos".

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; Polícia Civis; Polícia Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

De acordo com o artigo 107 da Constituição do Estado a Polícia Militar é um órgão permanente, força auxiliar, reserva do Exército, organizada com base na hierarquia e na disciplina, subordinada ao Governador do Estado, cabe, nos limites de sua competência, além de outras atribuições em lei exercer a polícia ostensiva relacionada com: a preservação da ordem pública e a segurança pública; o rádiopatrulhamento terrestre, aéreo, lacustre e fluvial ; o patrulhamento rodoviário; a guarda e a fiscalização do trânsito urbano; a guarda e a fiscalização das florestas e dos mananciais; a polícia judiciária militar; e a proteção do meio ambiente. Além disso, cooperar com órgãos de defesa civil e atuar preventivamente como força de dissuasão e repressivamente como de restauração da ordem pública.

Após Kumlehm falou a missão da polícia militar que é "proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública através de ações de Polícia Ostensiva, de forma integrada com a sociedade, visando o exercício pleno da cidadania". Abordou sobre s trabalhos realizados pelo 14º Batalhão de Polícia Militar como também a distribuição do efetivo e dos atendimentos.

Outro ponto abordado foi sobre o Proerd – Programa de Resistência as Drogas que já formou 44.863 alunos. Finalizou destacando o trabalho dos Conselhos Comunitários de Segurança.