You are currently viewing Comitiva visita a Fundação 25 de Julho

Comitiva visita a Fundação 25 de Julho

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 Pesquisa sobre o maruim continua

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizou visita a Fundação 25 de Julho, na quarta-feira, dia 16. Representando a AMVALI estiveram presentes o Prefeito Mário Fernando Reinke (Presidente) e o Prefeito Felipe Voigt (Conselho Fiscal) que foram recepcionados por Rivelino Simas – Presidente da Fundação 25 de Julho, ao lado de sua equipe de assessores e dos entomologistas Luiz Américo de Souza e Sidnei Rodrigues. Participou ainda o Diretor Executivo do IGCB, Eng.º Carlos Fernandes.

O objetivo da visita foi reforçar os vínculos entre as entidades que vêm promovendo estudos que visam o gerenciamento da infestação por Maruim e discutir aspectos logísticos e contratuais da pesquisa, que tem como parceiras a Fundação 25 Julho, a AMVALI, IGCB e entidades de pesquisa. O grupo estabeleceu prioridades, inclusive se cogita deslocar a sede da pesquisa à Fundação 25 de julho e discutiu metas ainda para 2010 e cronograma para o biênio 2011 – 2012, uma vez que a pesquisa é de extrema importância para toda a região nordeste catarinense, representando uma relevante questão de sanidade ambiental.

A pesquisa é de longo prazo, não há como desenvolve-la em menos de uma década, garantem os pesquisadores. Um exemplo foi a pesquisa do borrachudo que levou 30 anos para dar resultado e envolveu diversos países, onde Israel conseguiu desenvolver o produto "BTI" que hoje controla o inseto em nossa região. O que se pretende é que em 10 anos já se tenha um resultado parcial que vise o controle da proliferação do maruim. Porém as entidades parceiras da pesquisa acreditam que até 2012 já disponham de um repelente eficaz para atenuar a situação à população residente nos locais com maior incidência.

O maruim ou mosquito-pólvora é um inseto díptero membro da família Ceratopogonidae. São mosquitos de pequenas dimensões e suas larvas vivem na água doce ou salgada, conforme a espécie. É um animal hematófago que penetra pelo meio dos cabelos e por dentro das roupas causando urticária com suas doloridas picadas.

O Programa de gerenciamento da infestação por maruim já passou por várias fases e iniciou com a identificação da principal espécie que habita a microrregião o Culicoides paraensis. O maruim, como os outros mosquitos, se reproduz em lugares alagados, como banhados, onde existe matéria orgânica em decomposição. Participam ou participaram do programa, em diferentes fases, a Fiocruz, o IGCB, a Fujama, a AMVALI e a Fundação 25 de julho.