You are currently viewing Colegiado de Agricultura revisa códigos fiscais

Colegiado de Agricultura revisa códigos fiscais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado da Agricultura, Pesca e Aquicultura realizou reunião na sede da AMVALI, coordenada por Ingo Paulo Robl – Secretário de Agricultura de Jaraguá do Sul. Na pauta os membros do Colegiado foram convidados a participar do 4º Seminário Estadual de Secretários de Agricultura que acontece nos dias 05 e 06 de agosto, em Piratuba/SC. O objetivo do evento é promover a socialização de experiências que trouxeram resultados positivos aos municípios, desenvolvendo a integração entre os secretários municipais de Agricultura. 

Alguns dos assuntos que serão discutidos são: a gestão pública e a capitação de recursos, consórcios públicos, meio ambiente e reserva legal. A agricultura é uma atividade que possui fundamental importância no desenvolvimento socioeconômico da população. Essa condição fica clara e evidente quando analisamos os principais indicadores do setor, conforme aponta a EPAGRI/CEPA. Santa Catarina possui hoje mais de um milhão de pessoas vivendo no meio rural, em quase duzentas mil propriedades agrícolas. Com apenas 1,12 % do território nacional, geramos mais de 4% do PIB do país.

O agronegócio catarinense é responsável por cerca de 60% das exportações de Santa Catarina. Diante apenas destes dados, sem analisar tantos outros que seguem na mesma tendência, é inegável a contribuição que a agricultura familiar presta na geração e distribuição de renda na área rural, além de trazer progresso e desenvolvimento para todo o Estado.

A seguir os participantes receberam treinamento sobre o Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP e a Classificação Nacional de Atividade Econômica, com o objetivo de ter mais facilidade na operacionalização e revisão do Sistema SISRURAL e acompanhamento de todas as operações realizadas pelos produtores rurais na comercialização da produção primária.

Também foi divulgada Feira das Delícias do Campo do Vale do Itapocu e do Nordeste que acontecerá em Guaramirim, no mês de dezembro e o projeto pioneiro em Guaramirim a respeito à educação do homem do campo. O projeto busca profissionalizar, formar e informar filhos e netos de pequenos e médios produtores rurais do município, na medida em que foi criada uma escola que utiliza o método de pedagogia da alternância, onde a criança freqüenta a escola no contraturno, ou seja, o aluno freqüenta a escola tradicional e também a escola rural.

Também foi feito convite aos gestores municipais a fim de prestigiarem a 2.ª Feira de Integração Rural de Barra Velha, entre os dias 30 de julho e 1.º de agosto.

A próxima reunião do Colegiado de Agricultura está agendada para o dia 13 de agosto, às 8h30min, na AMVALI.