You are currently viewing Escola de Governo debate Cidadania e Associativismo

Escola de Governo debate Cidadania e Associativismo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Geógrafa Dra. Maria Teresinha Marcon palestrou na noite de ontem (10) na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI, sobre o tema "Cidadania e Associativismo".

A palestra iniciou abordando conceitos como o de cidadania e o que é ser um cidadão. Cidadão vem da palavra civita que significa cidade e tem seu correlato no grego na palavra politikos que significa aquele que habita a cidade. No sentido ateniense o termo cidadania é o direito da pessoa participar das decisões nos destinos da cidade.

Após foram apontados alguns direitos fundamentais do cidadão como o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contra o abuso do poder do Estado e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.

Teresinha Marcon falou sobre o direito civil, direito político, direito social e direito difuso. Conceituou cidadania dizendo que "é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos seus deveres. Isso implica no efetivo exercício dos direitos civis, políticos e sociais; uma construção coletiva, em que há a prática da reivindicação, da luta para valer seus direitos, como um processo contínuo de aprendizagem; e que a educação deve capacitar a sociedade como uma pré-condição para o exercício da cidadania, um exemplo é a Escola de Governo".

Foram abordados alguns instrumentos para o exercício da cidadania como a organização, os interesses comuns, a negociação, diálogo e o debate. O próximo assunto foi o papel do associativismo na construção da cidadania, sua origem, constituição de 1967 e 1988, planejamento governamental e microrregional.

Foi realizada uma reflexão sobre o período do Governo Colombo Salles e as Unidades Territoriais Polarizadas; o associativismo e a cooperação para o desenvolvimento local; qual é a missão de uma associação de municípios e seus papéis fundamentais; o papel de uma escola política e dos colegiados temáticos; e o planejamento microrregional e municipal.

Para finalizar, Teresinha falou sobre recursos e os novos caminhos para o desenvolvimento territorial e disse que o associativismo trata-se de fomentar o desenvolvimento sustentável dos municípios da microrregião, através do fortalecimento da representatividade e de ações integradas de interesse público.