O Colegiado de Agricultura da AMVALI realizou reunião coordenada por Ingo Paulo Robl, Secretário de Agricultura de Jaraguá do Sul. O encontro iniciou com a apresentação do Convênio entre União, Estado e Municípios, em relação à fiscalização ou verificação dos documentos fiscais das mercadorias em trânsito. O convênio tem por objetivo incentivar ações municipais de interesse mútuo com o Estado na avaliação integrada da movimentação econômica ao longo do exercício e disciplinar a participação do município no esforço de crescimento da arrecadação do ICMS, observadas as disposições da Lei Complementar Nº. 63/90.
Após foi discutida a realização da Festa das Delícias da Agricultura Familiar que será realizada em Guaramirim, nos dias 09, 10 e 11 de dezembro deste ano. O objetivo é comercializar produtos da agroindústria familiar e da agricultura familiar, mobilizando o pequeno agricultor para que possa agregar a renda. O evento será realizado pela Secretaria de Agricultura de Guaramirim, com o apoio do Colegiado, Epagri, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e demais Secretarias de Agricultura dos municípios da AMVALI.
O último assunto da pauta foi apresentado pelo Gerente Regional da Epagri da região de Joinville, Onévio Antônio Zabot, sobre as perspectivas da agricultura em Santa Catarina. Foram discutidos os entraves e os gargalos do setor, nichos de mercado e trabalhos de geração de água e lazer no setor rural.
Segundo Zabot "a preocupação maior é fazer um plano diretor rural, as cidades possuem o plano diretor urbano, então porque não fazer o rural, visto que se percebe um nicho para agregação de valor".
Também foram apontadas as dez macrotendências na agricultura, entre elas, a necessidade de aumentar a produção para sustentar o crescimento populacional; o sucesso dos produtores que dependerá da capacidade de inovação e de parcerias; o varejo e as inovações na área de embalagens direcionarão as decisões na agricultura; a oportunidade da bioenergia; a preocupação com a saúde e a comodidade influem decisão dos consumidores; o crescimento das relações diretas produtor-consumidor; e as novas gerações de agricultores irão transformar a agricultura.
Para finalizar foram debatidas as evoluções no agronegócio, as transformações no mercado de alimentos, a mudança do comportamento do consumidor, a segmentação do mercado de alimentos e os três estágios de desenvolvimento que são: pensar e agir em termos de produção, processamento e marketing; pensar e agir em termos de valor agregado; e pensar e agir em termos de "valor percebido".