You are currently viewing Curso de Elaboração de Projetos e Prestação de Contas acontece no CEJAS

Curso de Elaboração de Projetos e Prestação de Contas acontece no CEJAS

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMVALI através do Colegiado de Captação de Recursos está realizando Curso de Elaboração de Projetos e Prestação de Contas – SICONV nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. O evento foi aberto nesta manhã pela Consultora do Colegiado Fabiane Karine Schmitt Piacente e pelo Consultor da SPM Soluções, Economista Sérgio Pavan Margarido.

Participam 40 pessoas que integram os municípios de Barra Velha (3), Corupá (4), Guaramirim (3), Jaraguá do Sul (22), Massaranduba (2), São João do Itaperiú (1), Schroeder (1), Canoinhas (2) e equipe técnica da AMVALI (2).

Segundo a Coordenadora do Colegiado de Captação de Recursos, Mara Lúcia Bini (Gestora Municipal de Convênios da Prefeitura de Jaraguá do Sul), "o curso é uma oportunidade tanto para os participantes do Colegiado quanto para as Prefeituras se aperfeiçoarem na busca de recursos para os municípios. Esperamos através do curso obter subsídios para a elaboração de projetos, para que os mesmos não cheguem com falhas e imperfeições e proporcionar ferramentas para que se possa desenvolver este trabalho da melhor forma possível".

O SICONV é um sistema criado pelo Governo Federal que gerencia todo o envio de recursos federais para os Governos Estaduais, Municipais e entidades sem fins lucrativos. De acordo com o Consultor Sérgio Pavan Margarido "o SICONV tem dois componentes que exigem conhecimento do usuário: o primeiro é o envio de projetos por órgãos e entidades que necessitam de recursos do Governo Federal; e o segundo é a prestação de contas que informa a destinação dos recursos que foram recebidos".

O SICONV aumenta a capacidade de fiscalização do Governo Federal, do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União. Sérgio acrescenta que o Sistema aumenta a transparência do gasto público para a sociedade. "Nos três estados do Sul não se vê muitos problemas com a utilização do Sistema, Santa Catarina está bem avançada já São Paulo está atrasado. Em Santa Catarina, as Prefeituras já estão atuando de forma transparente através do SICONV", explica.

A SPM Soluções através do seu treinamento produziu e entregou um material detalhado, passo a passo aos participantes do curso e também oferecerá um suporte pós-curso para dúvidas que surjam dos participantes quando os mesmos utilizarem de fato o SICONV para cadastrar seus projetos e prestar contas.

Sérgio também falou que "a atuação e o apoio das Associações de Municípios de Santa Catarina tem sido fundamental para a utilização do SICONV". A Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Maria Alice Reitz disse que "o curso auxiliará os profissionais a aprenderem novas ferramentas e caminhos que oportunizam a busca de mais recursos inclusive para a educação".

Para finalizar, Sérgio apontou que a pessoa que fizer o projeto deve acompanhá-lo desde o início e também fazer a prestação de contas.