You are currently viewing Assinado Estatuto que constitui o TECNOVALI

Assinado Estatuto que constitui o TECNOVALI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 21, o Estatuto que constitui a entidade "Parque Tecnológico e de Inovação da Região de Jaraguá do Sul" – TECNOVALI, no auditório do SESI.

A solenidade contou com a presença da Prefeita Cecília Konell (vice-presidente da AMVALI), do Coordenador Geral do Projeto – Célio Bayer (Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Jaraguá do Sul), representando a AMVALI a Assessora Luzia Wilbert, representantes das entidades parcerias e demais autoridades e convidados.

Célio Bayer disse que "em 3 de setembro de 2009, as 17 entidade que integram o TECNOVALI assinaram um protocolo de intenções e hoje estamos concretizando essa ideia. O TECNOVALI é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e que irá abrigar empresas que já foram graduadas pela Incubadora JaraguáTec e outras empresas que tenham interesse e que atuam na área tecnológica, além disso, devem ser empresas não poluentes".

De 2004 a 2010 foram graduadas 10 empresas pelo JaraguáTec e muitas tiveram que sair de Jaraguá do Sul e da microrregião por falta de espaço adequado para sua instalação. Além de oferecer um espaço as empresas, o TECNOVALI também irá gerar mais empregos.

O TECNOVALI é formado por quatro grupos de trabalho: estratégico, esforço legal, infraestrutura e o do potencial tecnológico. O TECNOVALI será composto inicialmente pelos associados fundadores que comporão, em Assembléia Geral, o primeiro Conselho Superior. Estará localizado inicialmente junto a AMVALI, em Jaraguá do Sul.

Podem ser sócias as associações fundadoras, associadas especiais, entidades associadas, empresas associadas e pessoas físicas associadas. O TECNOVALI será composto pelos seguintes órgãos administrativo-consultivos: Assembléia Geral, Conselho Superior, Diretor (a) Executivo (a), Conselho Fiscal e Conselho de Ética.

A assinatura do Estatuto permite que o TECNOVALI exista fisicamente com seus devidos registros, explica o Coordenador do Projeto Célio Bayer. Após a consolidação do projeto inicia a captação de recursos e de empresas para que o Parque Tecnológico.

Através do Estatuto será elaborado o regimento interno pelo Grupo de Trabalho Esforço Legal. O TECNOVALI deverá ser instalado fisicamente na atual área industrial, localizada no Bairro Estrada Nova, em Jaraguá do Sul.

Aderiram ao TECNOVALI 17 entidades regionais: a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul; a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI); a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs); a Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi); a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul; a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional; a Anhanguera/Fatej; o ICEP Instituto de Cidadania e Estudos Públicos PROJARAGUÁ; o Instituto Euvaldo Lodi; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; o Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ/PUC); o Instituto Grade de Ciências Básicas; a Fameg/Uniasselvi; a Faculdade Jangada; o SEBRAE; o SENAC; o SENAI e o Instituto Cassuli.