A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu participou de reunião na tarde de ontem (17), no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul (IF-SC). O encontro contou com a participação de alunos do Instituto e também de membros da Defesa Civil de Jaraguá do Sul. O objetivo da reunião foi a apresentação do Projeto Fênix realizada pelo Coordenador de Ensino do IF-SC, Mestre Elson Quil Cardozo.
O Projeto Fênix tem como parceiros o Grupo Gerar (Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco), o IF-SC e a Defesa Civil. O objetivo do projeto é promover a construção de equipamentos para auxílio das equipes de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e forças auxiliares para atuação em estruturas colapsadas, desastres naturais ou eventos semelhantes.
O projeto visa a construção de veículo acionado a controle remoto, equipado com câmeras para visualizar locais com estruturas colapsadas, a fim de identificar vítimas e/ou situações que tenha a necessidade de intervenção de equipes de socorro, isolamento ou contenção; e a construção de uma sonda equipada com câmeras para visualização em pequenas distâncias em estruturas colapsadas. Uma maquete da sonda foi apresentada durante a reunião.
O projeto também quer desenvolver sistemas de captação de imagens para um aparelho receptor e visualizador e aplicar o veículo, a sonda e os sistemas desenvolvidos em simulações de situações reais. Outros objetivos são: avaliar os resultados obtidos nas simulações e adaptar para o cotidiano das equipes de busca e salvamento; disponibilizar os equipamentos para estas equipes promovendo treinamento sobre os modos de funcionamento e as aplicabilidades; e promover estudos posteriores para vislumbrar novas utilizações para os equipamentos e sistemas.
Segundo Elson, "o projeto foi concebido pela necessidade encontrada pelo Grupo Gerar, através de Jefferson Rank e Paulo de Almeida que procuraram pelo auxílio dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física e informaram os objetivos e as necessidades. Desde então foi constituída a equipe para a realização de estudos acerca do assunto e ver a disponibilidade da realização do projeto".
Após ser verificada a possibilidade de construção foi constituída a equipe que iniciou os trabalhos do Projeto Fênix que recebeu esta nominação como uma singela forma de homenagear ao grupo de força tarefa que trabalhou para o resgate dos 33 mineiros soterrados em uma mina de ouro no Chile, através de uma das operações de resgate mais bem sucedidas do mundo. O nome da ave mitológica Fênix se encontrava estampado em seus aparelhos de resgate e representava a esperança tanto para os mineiros quanto para as equipes que trabalhavam no resgate.
O Projeto Fênix é baseado na construção e adaptação de equipamentos capazes de visualizar e transmitir imagens em ambientes colapsados. E assim como no resgate dos mineiros, dar esperança as pessoas em situações de extrema complexidade.
Foi definido durante a reunião que o Projeto Fênix será apresentado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e durante reunião do Colegiado de Defesa Civil da AMVALI que acontece em fevereiro. O projeto também será encaminhado ao SINAPI da Inovação 2011, cujo objetivo é angariar recursos para colocá-lo em prática.