Uma comitiva da Prefeitura de Indaial formada por secretários e técnicos que atuam nas áreas de planejamento, defesa civil e meio ambiente visitaram a AMVALI na tarde desta sexta-feira (25). A comitiva foi recebida pelo Secretário Executivo, Alessandro Hansen Vargas e pela Assessora de Planejamento e Meio Ambiente, Rosana Silva dos Reis Thiesen.
O objetivo da visita foi conhecer a metodologia desenvolvida pela AMVALI no Diagnóstico Socioambiental nas APPS de matas ciliares ao longo dos principais rios das áreas urbanizadas no município de Jaraguá do Sul. O diagnóstico é uma parceria entre CEJAS, AMVALI, PROJARAGUÁ, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, Comitê Itapocu e o próprio Ministério Público.
A visita foi indicada pela Promotoria Estadual do Meio Ambiente, visto que o trabalho desenvolvido pela AMVALI tornou-se referência por ter sido pioneiro em termos de metodologia e tem servido de subsídio para o direcionamento de ações no âmbito físico-territorial regional.
A Prefeitura de Indaial deseja fazer trabalho semelhante, por esta razão a comitiva esteve presente para conhecer formas de capacitar a equipe, dicas, necessidades técnicas, instrumentais e metodológicas.
Segundo Rosana, "o diagnóstico foi desenvolvido pela AMVALI visando dar subsídios à adoção de critérios para procedimentos de regularização fundiária em situações já consolidadas, levando em conta os riscos ambientais que os processos de urbanização podem acarretar. Através da metodologia desenvolvida na AMVALI, utilizando fotos aéreas e imagens de satélite aliadas a software de geoprocessamento, o diagnóstico traz uma análise da situação socioambiental e econômica nas APPS em faixa de cinco a quinze metros ao longo dos trechos urbanizados dos principais cursos d´água de Jaraguá do Sul".
Para chegar a esta análise, buscou-se verificar a situação da cobertura vegetal, as áreas de risco e de conflito de ocupação as áreas de interesse ecológico nas faixas ribeirinhas ao longo dos rios em estudo.