Secretários visitam Exposuper em Joinville
A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura juntamente com a Epagri de Joinville e AMUNESC visitaram na tarde de ontem (21), a empresa Whirlpool para conhecer as estações de controle de insetos, principalmente do maruim.
A aplicação das estações biológicas visa justamente controlar a proliferação destes insetos com o uso dos predadores naturais e armadilhas fabricadas de maneira sustentável. As estações biológicas funcionam através de estufas que servem de local para depósito de lixo orgânico. Com o calor, a matéria orgânica fermenta e exala aromas atrativos aos insetos machos. Esse raio de aquecimento se estende 40 centímetros adentro do solo. Isso favorece o berçário de sapos que há debaixo da estufa. Estes sapos são predadores naturais noturnos dos insetos. Também é utilizado aquário, cuja função de abrigar peixes conhecidos como barrigudinhos da família Poecilidae. Esses peixes são responsáveis em se alimentar das larvas dos insetos que são depositados no aquário, após desova. O aquário também abriga girinos que após adultos se concentrarão no berçário citado anteriormente. Outros componentes de fundamental importância são a imantação da água e plantas água-pés.
A combinação de alimento e água constitui o local perfeito para a reprodução fazendo com que os insetos fiquem apenas por essa redondeza, livrando os demais ambientes. Quando a reprodução acontece, os peixes são encarregados de eliminar as larvas dos insetos. Já os sapos serão os predadores dos insetos adultos, sejam eles machos ou fêmeas. Junto ao aquário e a estufa é aplicada uma armadilha focada para a captura dos insetos machos. Ao serem atraídos pelo aroma dos resíduos orgânicos ali depositados, os insetos se alimentam e tendem a subir para os demais níveis da armadilha. Uma vez não conseguindo retornar pelo mesmo caminho, os insetos morrerão. Quanto menos machos no ambiente, menos reprodução acontecerá.
A AMVALI objetiva buscar soluções para o problema do maruim e verificar a possível instalação destas estações. Ressalta-se que a AMVALI manteve e mantém convênio de pesquisa sobre a infestação por maruim com várias entidades de pesquisa em diferentes períodos. Atualmente, mantêm parceria com a Fundação 25 de Julho e universidades.
EXPOSUPER
Após a visita a Whirlpool, a comitiva seguiu para visitar a Exposuper (Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas), que acontece de 20 a 22 de junho, no Complexo Expoville. É um dos maiores eventos em geração de negócios do Estado de Santa Catarina e do Brasil. Organizado e promovido pela Associação Catarinense de Supermercados – ACATS, a Exposuper movimenta todo o setor supermercadista do Estado e também fora dele.
Os principais objetivos da Exposuper são gerar oportunidades de negócios, proporcionar acesso a informações atualizadas, novas tecnologias e inovações, e promover a integração de todo o setor. É um evento que não tem por objetivo comercializar produtos e sim a degustação e observação. Além da exposição de produtos e serviços, são realizadas palestras, painéis e workshops. O público aguardado é de 27 a 30 mil visitantes.